A Palavra de Deus

A Palavra de Deus

DOPAS

DOAÇÃO, ORAÇÃO, POBREZA, ALEGRIA E SIMPLICIDADE

29 de abril de 2011

EVANGELHO DO DIA!

Evangelho João 21,1-14

Sexta-Feira, 29 de Abril de 2011
Oitava da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: 2Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros discípulos de Jesus.3Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”. Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. 4Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 5Então Jesus disse: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”.6Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca, e acha­reis”. Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu sua roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar.8Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. 9Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. 10Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”.11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu.12Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor. 13Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. 14Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos. 
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

HOMILIA DIARIA
Temos uma  nova aparição de Jesus Ressuscitado, desta vez à beira do mar de Genesaré na Galileia. Mas  o evangelista João denomina o mar com o nome romano de “Tiberíades”, talvez para indicar que a missão  deve  se estender a todos os povos e não somente à Galileia. João nos apresenta o firme propósito dos discípulos em ir pescar. Na hora em que Jesus aparece, eles estavam lançando as redes. O que poderia parecer o retorno às suas atividades  normais  humanamente falando, já que passava a impressão do fracasso do ministério do Mestre. Mas, a presença do Pescador por excelência faz com que eles retomem a missão deixada por eles. A narrativa  é semelhante à pesca milagrosa,  no Evangelho de Lucas, quando Jesus chama os primeiros discípulos. A pesca é símbolo da missão. A presença e a palavra de Jesus são necessárias para o seu sucesso e a comunidade missionária se une em torno da refeição Eucarística partilhada com Ele. Um fato muito importante a ter em conta é o da rede que não se rompeu. Ela representa a túnica de Jesus que não foi rompida (id. 19,23-24). A rede de Jesus Cristo não se rompe. Quero dizer a você, meu irmão e minha irmã: quem vai à pesca com Jesus tem um guia, uma rede segura que não se rompe nunca. Venha o que vier e de onde vier. Ela está firme para sempre.
Precisamos ser esta rede que não se divide nem divide, mas na qual todos cabem. O próprio Senhor rezou por esta unidade necessária (cf. Jo 17).
Padre Bantu Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário