A Palavra de Deus

A Palavra de Deus

DOPAS

DOAÇÃO, ORAÇÃO, POBREZA, ALEGRIA E SIMPLICIDADE

8 de abril de 2011

EVANGELHO DO DIA

Ano A - Dia: 08/04/2011



Jesus fala de si e do Pai

Jo 7,1-2.10.25-30
Depois disso, Jesus percorria a Galiléia; não queria andar pela Judéia, porque os judeus procuravam matá-lo. Estava próxima a festa dos judeus, chamada das Tendas. Depois que seus irmãos subiram para a festa, Jesus subiu também... em segredo. Alguns de Jerusalém diziam: "Não é este a quem procuram matar? Olha, ele fala publicamente e ninguém lhe diz nada. Será que os chefes reconheceram que realmente ele é o Cristo? Mas este, nós sabemos de onde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá de onde é". Enquanto ensinava no templo, Jesus exclamou: "Sim, vós me conheceis, e sabeis de onde eu sou. Ora, eu não vim por conta própria; aquele que me enviou é verdadeiro, mas vós não o conheceis. Eu o conheço, porque venho dele e foi ele quem me enviou!" Eles procuravam, então, prendê-lo, mas ninguém lhe pôs as mãos, porque ainda não tinha chegado a sua hora. 

Leitura Orante
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando com todos os que navegam pela rede da internet:
Creio, meu Deus, que estou diante de Ti. 
Que me vês e escutas as minhas orações. 
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro. 
Tu me deste tudo: eu te agradeço. 
Foste tão ofendido por mim: 
eu te peço perdão de todo o coração. 
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças 
que sabes serem necessárias para mim. 
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tende piedade de nós. 
1. Leitura (Verdade) - O que a Palavra diz?
De início, leio na Bíblia, o Evangelho do dia em Jo 7,1-2.10.25-30. 
Jesus está no Templo e é a primeira vez que, segundo João, ele ensina. É um ensinamento novo, diferente. E pergunta se o conhecem mesmo. Se sabem de onde ele é. Jesus lhes fala daquele que o enviou. A Boa-Notícia de Jesus causava impacto no povo pois comunicava "um novo ensinamento! Dado com autoridade! "Ele ensina como quem tem autoridade e não como os escribas e dos fariseus" (Mc 1,22). Qual a diferença? Os escribas, quando ensinavam, diziam as sentenças das autoridades da época. Jesus nunca citava doutores, mas ensinava com autoridade, ou seja, sua palavra, Palavra do Pai, que lhe vinha do coração para o coração do povo. Contra esta postura de Jesus, irritadas, as autoridades queriam prendê-lo. 
2. Meditação(Caminho) - O que a Palavra diz para mim?
Acolho o ensinamento novo de Jesus ou prefiro permanecer nos meus tradicionais conceitos? Posso admitir que pouco me interesso por conhecer melhor Jesus e aceitar a sua proposta? Ou prefiro deixar como está? Digo a Palavra ou apenas palavras de grandes pensadores? 
Os bispos, em Aparecida, disseram: "O Espírito Santo, com o qual o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus-Caminho, abrindo-nos a seu mistério de salvação para que sejamos seus filhos e irmãos uns dos outros; identifica-nos com Jesus-Verdade, ensinando-nos a renunciar a nossas mentiras e ambições pessoais, e nos identifica com Jesus-Vida, permitindo-nos abraçar seu plano de amor e nos entregar para que outros "tenham vida n'Ele"."(DAp 137). 
3. Oração (Vida) - O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Rezo com toda Igreja, a Oração da Campanha da Fraternidade 2011
Senhor Deus, nosso Pai e Criador. 
A beleza do universo revela a vossa grandeza, 
A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas, 
E o eterno amor que tendes por todos nós. 
Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra, 
E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça. 
A beleza está sendo mudada em devastação, 
E a morte mostra a sua presença no nosso planeta. 
Que nesta quaresma nos convertamos 
E vejamos que a criação geme em dores de parto, 
Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor, 
Por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes. 
E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida, 
Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho, 
Possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor, 
O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo. 
Amém. 
4. Contemplação(Vida/ Missão) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Quero hoje viver com o olhar de Jesus e descobrir, a cada instante, a sua proposta nova para cada situação.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Irmã Patrícia silva, fsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário