Desde sempre os sábios exaltaram o valor da amizade e expressaram em novas imagens o mistério do amigo. Uma imagem que me tocou de modo especial e profundamente foi: "Amigo é aquele que escuta a melodia do coração do outro e a canta de novo para ele, quando este a esqueceu".
Não sei de quem é esta frase, mas é uma imagem maravilhosa dizer que o amigo escuta a melodia de meu coração.
O amigo percebe perfeitamente o que está perturbando o meu interior. Ele introduz seu ouvido dentro de mim para descobrir a melodia básica de minha vida, para perceber onde e como a minha vida começa a balançar e vibrar.
E quando esqueci esta melodia porque me afastei de mim mesmo devido às muitas preocupações do dia-a-dia, meu amigo canta para mim esta melodia.
Ele me traz de volta ao contato com meu verdadeiro cerne, com meu verdadeiro ser. Ele me traz o reflexo do que eu sou. O amigo me lembra do que sou no mais íntimo.
Sua tarefa é, pois, mais do que apenas me compreender, do que estar do meu lado e me apoiar. Ele assume dentro dele a melodia de meu coração, para fazê-la soar novamente quando ela tiver emudecido em mim.
Anselm Grün
Nenhum comentário:
Postar um comentário