A Palavra de Deus

A Palavra de Deus

DOPAS

DOAÇÃO, ORAÇÃO, POBREZA, ALEGRIA E SIMPLICIDADE

14 de março de 2013

SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

A ciência laicizou a confissão. Nem por isso o mundo moderno deve ser execrado, e sofrer acusações de plágio. O psicólogo realizar entrevistas para chegar à raiz da abulia; procurar descobrir por que alguém tem permanente tendência a ser contra qualquer autoridade; ou chegar à origem das preferências sexuais extravagantes, deve ser considerado um benefício para uma pessoa consciente. Na Igreja, desde tempos imemoriais, temos a confissão pública dos pecados. Mas temos, sobretudo, a riqueza da confissão pessoal diante do ministro, representante oficial de Cristo e da Igreja. Está em voga, como norma de vida, a partir dos primórdios do cristianismo, o que dizia São Paulo: "O mundo nos considere como ministros da reconciliação" (2Cor 5,19). Assim estamos na atmosfera da fé religiosa, e ultrapassamos o mundo das causas naturais (sem desprezá-lo). Tanto na confissão sacramental, quanto na catarse podemos encontrar respostas para os anseios mais profundos da alma.

O católico tem à sua disposição o sacramento da reconciliação, como modo seguro de purificar a consciência: "Seu sangue purificará das obras mortas a nossa consciência" (Hb 9,14). Mas é preciso conhecer em que pontos existem convergências e dessemelhanças entre os dois modos de ajudar o ser humano. Um exige fé na força da graça, e outro se resume em buscar a sabedoria filosófica de Sócrates: conheça-se a si mesmo. O primeiro age no consciente, para retirar a culpa. O segundo entra também no inconsciente. Na confissão Deus considera pecado somente se a pessoa transgride um mandamento conhecido. Na entrevista tudo o que a pessoa praticou de mal, mesmo sem pleno conhecimento, é causa de males psíquicos. No sacramento da misericórdia saímos com a certeza de que Deus nos perdoou. Na catarse saímos conhecendo como administrar nossos defeitos. No sacramento, desde que arrependidos, já recebemos logo o perdão. Na psicologia, para a pessoa sair bem orientada, precisa comparecer muitas vezes. Ademais, o ato sacramental é gratuito, ao alcance dos pobres. Mas o acompanhamento psicológico, para tristeza dos próprios profissionais, precisa ser pago. Aliás, nesta quaresma você já recebeu o sacramento da reconciliação?
Dom Aloísio Roque Oppermann
Colunista do Portal Ecclesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário