A Palavra de Deus

A Palavra de Deus

DOPAS

DOAÇÃO, ORAÇÃO, POBREZA, ALEGRIA E SIMPLICIDADE

24 de março de 2012

EVANGELHO DO DIA Sábado e Domingo


Ano B - Dia: 24/03/2012 - Sábado
Ninguém falou como Ele
Jo 7,40-53
Muitas pessoas que ouviram essas palavras afirmavam: De fato, este homem é o Profeta! Outros diziam: Ele é o Messias! E ainda outras pessoas perguntavam: Mas será que o Messias virá da Galiléia? As Escrituras Sagradas dizem que o Messias será descendente de Davi e vai nascer em Belém, onde Davi morou. Então o povo se dividiu por causa dele. Alguns queriam prender Jesus, mas ninguém fez isso. Os guardas voltaram para o lugar onde estavam os chefes dos sacerdotes e os fariseus, e eles perguntaram: Por que vocês não trouxeram aquele homem? Eles responderam: Nunca ninguém falou como ele! Então os fariseus disseram aos guardas: Será que vocês também foram enganados? Por acaso alguma autoridade ou algum fariseu creu nele? Essa gente que não conhece a Lei está amaldiçoada por Deus. Mas Nicodemos, que era um deles e que certa ocasião havia falado com Jesus, disse: De acordo com a nossa Lei não podemos condenar um homem sem ouvi-lo primeiro e descobrir o que ele fez. Por acaso você também é da Galiléia? perguntaram eles. Estude as Escrituras Sagradas e verá que da Galiléia nunca surgiu nenhum profeta. 

Leitura Orante 
Preparo-me para a Leitura Orante, com toda a comunidade presente neste espaço virtual, rezando: 
- Vinde, ó Deus em meu auxílio. 
- Socorrei-me sem demora. 
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. 
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. 
Hino 

Ó Cristo, sol de justiça, 
brilhai nas trevas da mente. 
Com força e luz, reparai 
a criação novamente. 

Dai-nos, no tempo aceitável, 
um coração penitente, 
que se converta e acolha 
o vosso amor paciente. 

A penitência transforme 
tudo o que em nós há de mal. 
É bem maior que o pecado 
o vosso dom sem igual. 

Um dia vem, vosso dia, 
e tudo então refloresce. 
Nós, renascidos na graça, 
exultaremos em prece. 

A vós, Trindade clemente, 
com toda a terra adoramos, 
e no perdão renovados 
um canto novo cantamos. 

1. Leitura (Verdade) - O que a Palavra diz?
Preparo-me para aLeitura Orante, rezando ou cantando: 

"Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra, 
inunda meu ser, permanece em nós" 

Leio atentamente, na Bíblia, este texto de Jo 7,40-53. 
No texto aparecem muitas pessoas, guardas, sacerdotes e fariseus, entre eles, Nicodemos, considerado "Mestre em Israel". 
Alguns consideram Jesus "o Profeta", outros "o Messias". Outros duvidam porque Jesus vinha de Nazaré da Galileia, enquanto o Messias deveria vir de Belém, na Judeia. Começam a se dividir e alguns querem prendê-lo. 
Jesus não julga nem condena ninguém. São as pessoas que, a partir de suas escolhas, se posicionam a favor ou contra ele. 
Nicodemos convida o Sinédrio ao bom senso lembrando que a Lei não permitia condenar uma pessoa sem ouvi-la primeiro. O Sinédrio prefere julgar apenas pela origem de Jesus e não, pela sua pessoa. Para eles, da Galileia, ou seja, dos pobres e marginalizados, nada de bom se pode esperar. Nicodemos, o "Mestre em Israel", é tratado como ignorante e desprezado. Se aceitar Jesus, deverá se afastar do Sinédrio. 
2. Meditação(Caminho) - O que a Palavra diz para mim? 
Onde me posiciono ou me situo? A favor de Jesus? Ou contra? Jesus é para mim o Messias, o Profeta ou o Filho de Deus? Com que personagens me identifico? Com o povo? Com os doutores da Lei? Com os fariseus? Ou com Nicodemos? Tenho preconceitos em relação às pessoas considerando-as pela sua origem e não pelo que elas são? Faço um breve momento de silêncio para me examinar. 
Cristo é o único Caminho (Jo 14,6). Ninguém pode ir ao Pai a não ser por ele. Por isso confirmo meu projeto de vida no seu seguimento. E esta confirmação está de acordo com o que disseram os bispos em Aparecida: "A Igreja tem como missão própria e específica comunicar a vida de Jesus Cristo a todas as pessoas, anunciando a Palavra, administrando os sacramentos e praticando a caridade. É oportuno recordar que o amor se mostra nas obras mais do que nas palavras, e isto vale também para nossas palavras nesta V Conferência. Nem todo o que diz Senhor, Senhor... (cf. Mt 7,21). Os discípulos missionários de Jesus Cristo tem a tarefa prioritária de dar testemunho do amor de Deus e ao próximo com obras concretas. Dizia São Alberto Hurtado: "Em nossas obras, nosso povo sabe que compreendemos sua dor". (DAp 386). 
3. Oração (Vida) - O que a Palavra me leva a dizer a Deus? 
Rezo com toda Igreja, a Oração da Campanha da Fraternidade 2011 
Senhor Deus, nosso Pai e Criador. 
A beleza do universo revela a vossa grandeza, 
A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas, 
E o eterno amor que tendes por todos nós. 
Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra, 
E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça. 
A beleza está sendo mudada em devastação, 
E a morte mostra a sua presença no nosso planeta. 
Que nesta quaresma nos convertamos 
E vejamos que a criação geme em dores de parto, 
Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor, 
Por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes. 
E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida,
Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho, 
Possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor, 
O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo. 
Amém. 
4. Contemplação(Vida/ Missão) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? 
Meu novo olhar, a partir desta oração é de reconhecimento de Jesus como Filho do Deus vivo. Ele é o Mestre, Verdade, Caminho e Vida. Tratarei as pessoas sem preconceitos, mas como são, filhas de Deus. 

Bênção 
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 

Ano B - Dia: 25/03/2012 - Domingo
"Atrairei todos a mim" 
Jo 12,20-33
Entre o povo que tinha ido a Jerusalém para tomar parte na festa, estavam alguns não-judeus. Eles foram falar com Filipe, que era da cidade de Betsaida, na Galiléia, e pediram: Senhor, queremos ver Jesus. Filipe foi dizer isso a André, e os dois foram falar com Jesus. Então ele respondeu: Chegou a hora de ser revelada a natureza divina do Filho do Homem. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se um grão de trigo não for jogado na terra e não morrer, ele continuará a ser apenas um grão. Mas, se morrer, dará muito trigo. Quem ama a sua vida não terá a vida verdadeira; mas quem não se apega à sua vida, neste mundo, ganhará para sempre a vida verdadeira.Quem quiser me servir siga-me; e, onde eu estiver, ali também estará esse meu servo. E o meu Pai honrará todos os que me servem. Jesus continuou: Agora estou sentindo uma grande aflição. O que é que vou dizer? Será que vou dizer: Pai, livra-me desta hora de sofrimento? Não! Pois foi para passar por esta hora que eu vim. Pai, revela a tua presença gloriosa! 
Então do céu veio uma voz, que dizia: Eu já a revelei e a revelarei de novo. A multidão que estava ali ouviu a voz e dizia que era um trovão. Outros afirmavam que um anjo tinha falado com Jesus. Mas ele disse: Não foi por minha causa que veio esta voz, mas por causa de vocês. Chegou a hora de este mundo ser julgado, e aquele que manda nele será expulso. E, quando eu for levantado da terra, atrairei todas as pessoas para mim. Ele dizia isso para indicar de que maneira ia morrer. 

Leitura Orante 
Preparo-me para este momento de Leitura Orante da Palavra, rezando com toda a Igreja: 
- Vinde, ó Deus, em meu auxílio. 
- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. 
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. 
Hino 

Humildes, ajoelhados 
na prece que a fé inspira, 
ao justo Juiz roguemos 
que abrande o rigor da ira. 

Ferimos por nossas culpas 
o vosso infinito amor. 
A vossa misericórdia 
do alto infundi, Senhor. 

Nós somos, embora frágeis, 
a obra de vossa mão; 
a honra do vosso nome 
a outros não deis, em vão. 

Senhor, destruí o mal, 
fazei progredir o bem; 
possamos louvar-vos sempre, 
e dar-vos prazer também. 

Conceda o Deus Uno e Trino, 
que a terra e o céu sustém, 
que a graça da penitência 
dê frutos em nós. Amém. 

1. Leitura (Verdade) O que diz o texto do dia? 
"Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor, ao nos chamar e nos eleger, nos confiou." (DAp,18). 
Assim, invocamos as luzes do Espírito Santo, para este momento: 
Espírito de verdade, 
a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me. 
Que eu conheça Jesus Mestre 
e compreenda o seu Evangelho. 
Leio atentamente o texto: Jo 12,20-33 
Os não-judeus que falam com Filipe pedindo para ver Jesus, eram considerados pagãos. "Ver", na linguagem do evangelista João, significa muito mais que ver e visitar. É estar junto, conviver, seguir. Filipe e André apresentam o pedido dos pagãos a Jesus. Este, por sua vez, em resposta, faz este magnífico discurso com frases breves, trazendo a imagem do grão de trigo, as exigências do seguimento, o anúncio de sua "hora", a aflição que sente. Fala também de sua relação com o Pai e, até, num momento profundo faz uma pequena oração ao Pai: "Pai, revela a tua presença!" E o Pai, que está sempre presente, responde, confirmando que está aí. A multidão chega a confundir a voz do Pai com um trovão. Alguns diziam que um anjo tinha falado com Jesus. O Mestre diz, então, que "chegou a hora" e que, quando "for levantado da terra" atrairá todos a si, inclusive os considerados pagãos. Ser levantado da terra significava ser pregado na cruz. Os não-judeus, chamados "gregos" em algumas traduções, não só viram Jesus, mas também eles tiveram a certeza de que são atraídos, convocados por Jesus para o Reino. 
2. Meditação (Caminho) O que o texto diz para mim, hoje? 
Jesus me fala de seguimento. Seguir Jesus é optar pelo caminho da vida. É ser atraído por Ele e estar sempre na presença do Pai. 
Os bispos, em Aparecida, na V Conferência, nos lembraram dois caminhos. Um caminho de vida e outro de morte. "Hoje se considera escolher entre caminhos que conduzem à vida ou caminhos que conduzem à morte (cf. Dt 30.15). Caminhos de morte são os que levam a dilapidar os bens que recebemos de Deus através daqueles que nos precederam na fé. São caminhos que traçam uma cultura sem Deus e sem seus mandamentos ou inclusive contra Deus, animada pelos ídolos do poder, da riqueza e do prazer efêmero, a qual termina sendo uma cultura contra o ser humano e contra o bem dos povos latino-americanos. Os caminhos de vida verdadeira e plena para todos, caminhos de vida eterna, são aqueles abertos pela fé que conduzem à "plenitude de vida que Cristo nos trouxe: com esta vida divina, também se desenvolve em plenitude a existência humana, em sua dimensão pessoal, familiar, social e cultural". Essa é a vida que Deus nos participa por seu amor gratuito, porque "é o amor que dá a vida" ( DAp 13). 
3.Oração (Vida) 
Com toda a Igreja, rezo: Oração da Campanha da Fraternidade 2012 
Senhor Deus de amor, 
Pai de bondade, 
nós vos louvamos e agradecemos 
pelo dom da vida, 
pelo amor com que cuidais de toda a criação. 

Vosso Filho Jesus Cristo, 
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos 
e de todos os sofredores, 
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude. 

Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito. 
Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão 
se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo, 
e que a saúde se difunda sobre a terra. 
Amém. 
4.Contemplação (Vida e Missão) Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Com os olhos iluminados pela luz da Palavra podemos e queremos ver Jesus no hoje, na nossa história, na nossa vida pessoal, familiar, comunitária, eclesial. 

Oração 
Senhor nosso Deus, dai-nos por vossa graça caminhar com alegria na mesma caridade que 
levou o vosso Filho a entregar-se à morte no seu amor pelo mundo. Por nosso Senhor Jesus 
Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

Bênção 
O Senhor nos abençoe, 
nos livre de todo o mal 
e nos conduza à vida eterna. Amém. 
Em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo. Amém!
Ir. Patricia Silva, fsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário