A Palavra de Deus

A Palavra de Deus

DOPAS

DOAÇÃO, ORAÇÃO, POBREZA, ALEGRIA E SIMPLICIDADE

4 de março de 2012

EVANGELHO DO DIA Sábado, Domingo e Segunda-feira

Ano B - Dia: 03/03/2012 - Sábado
Amar os inimigos
Mt 5,43-48
Vocês ouviram o que foi dito: "Ame os seus amigos e odeie os seus inimigos." Mas eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu. Porque ele faz com que o sol brilhe sobre os bons e sobre os maus e dá chuvas tanto para os que fazem o bem como para os que fazem o mal. Se vocês amam somente aqueles que os amam, por que esperam que Deus lhes dê alguma recompensa? Até os cobradores de impostos amam as pessoas que os amam! Se vocês falam somente com os seus amigos, o que é que estão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! Portanto, sejam perfeitos, assim como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu. 

Leitura Orante 
Preparo-me para a Leitura Orante, fazendo, com todos os que navegam na internet o oferecimento do dia: 
Bom-dia, Senhor Deus e Pai! 
A ti, a nossa gratidão pela vida que desperta, pelo calor que cria vida, 
pela luz que abre nossos olhos. 
Nós te agradecemos por tudo que forma nossa vida, pela terra, pela água, pelo ar, pelas pessoas. Inspira-nos com teu Espírito Santo os pensamentos que vamos alimentar,as palavras que vamos dizer, os gestos que vamos dirigir,a comunicação 
que vamos realizar. 
Abençoa as pessoas que nós encontramos, os alimentos que vamos ingerir. 
Abençoa os passos que nós dermos, o trabalho que devemos fazer. 
Abençoa, Senhor, as decisões que vamos tomar, a esperança que vamos promover,a paz 
que vamos semear,a fé que vamos viver, 
o amor que vamos partilhar. 
Ajuda-nos, Senhor,a não 
fugir diante das dificuldades, mas a abraçar com amor as pequenas cruzes deste dia. 
Queremos estar contigo, Senhor, no início, durante e no fim deste dia. 
Amém. 
1. Leitura (Verdade) - O que a Palavra diz? 
Leio, na Bíblia, o texto do dia Mt 5,43-48 
A proposta de Jesus é de uma grande atualidade. O "olho por olho", "dente por dente" dos pagãos ficou superado. Agora não se deve revidar ofensa, descontar agressões. No Novo Testamento o amor supera tudo isso. A novidade está em avançar: não apenas amar quem nos ama, mas amar aqueles que não nos amam e até aqueles que são nossos inimigos. O Pai é bom para com todos. 
2. Meditação (Caminho) - O que a Palavra diz para mim? 
A Palavra me faz um convite a viver o amor como o viveu Jesus Cristo. Os bispos da América Latina disseram: "A Igreja é comunhão no amor. Esta é sua essência através da qual é chamada a ser reconhecida como seguidora de Cristo e servidora da humanidade. O novo mandamento é o que une os discípulos entre si, reconhecendo-se como irmãos e irmãs, obedientes ao mesmo Mestre, membros unidos à mesma Cabeça e, por isso, chamados a cuidarem uns dos outros (1 Cor 13; Cl 3,12-14)." (DAp 161). 
3. Oração (Vida) - O que a Palavra me leva a dizer a Deus? 
Rezo com toda Igreja a Oração da Campanha da Fraternidade 2012 

Senhor Deus de amor, 
Pai de bondade, 
nós vos louvamos e agradecemos 
pelo dom da vida, 
pelo amor com que cuidais de toda a criação. 

Vosso Filho Jesus Cristo, 
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos 
e de todos os sofredores, 
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude. 

Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito. 
Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão 
se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo, 
e que a saúde se difunda sobre a terra. 
Amém. 
4. Contemplação(Vida/ Missão) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? 
Hoje, vou procurar olhar as pessoas com o coração de Deus que faz nascer o sol para todos, sem distinção. Quero amar a todos porque todos são amados por Deus. 
Bênção 
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 

Ano B - Dia: 04/03/2012 - Domingo
Jesus se transfigura
Mc 9,2-10
Seis dias depois, Jesus foi para um monte alto, levando consigo somente Pedro, Tiago e João. Ali, eles viram a aparência de Jesus mudar. A sua roupa ficou muito branca e brilhante, mais do que qualquer lavadeira seria capaz de deixar. E os três discípulos viram Elias e Moisés conversando com Jesus. Então Pedro disse a Jesus: 
- Mestre, como é bom estarmos aqui! Vamos armar três barracas: uma para o senhor, outra para Moisés e outra para Elias. 
Pedro não sabia o que deveria dizer, pois ele e os outros dois discípulos estavam apavorados.Logo depois, uma nuvem os cobriu, e dela veio uma voz, que disse: 
- Este é o meu Filho querido. Escutem o que ele diz! 
Aí os discípulos olharam em volta e viram somente Jesus com eles. 
Quando estavam descendo do monte, Jesus mandou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem ressuscitasse. Eles obedeceram à ordem, mas discutiram entre si sobre o que queria dizer essa ressurreição. 

Leitura Orante 
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando: 
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Este momento é muito especial no meu dia. 
Faço silêncio no meu coração e peço luz ao Espírito. 
Rezo com o Bem-aventurado Alberione: 

Mestre, 
Tu que iluminas todo homem 
e és a própria verdade: 
eu não quero raciocinar senão como Tu ensinas, 
nem julgar senão conforme os teus julgamentos, 
verdade substancial, dada a mim pelo Pai: 
"Vive na minhamente, ó Jesus Verdade". 
1.Leitura (Verdade) - O que a Palavra diz? 
Leio atentamente a narrativa da Transfiguração em Mc 9,2-10. 
A transfiguração é manifestação da glória da Ressurreição. Observo neste trecho do Evangelho a revelação do Filho nas palavras do Pai: "Este é o meu Filho querido. Escutem o que ele diz". Observo alguns símbolos: 
"Monte muito alto" - a montanha indica o lugar de encontro com Deus. 
Roupa brilhante", ("luz") ¬ Quanto mais luz coloco num ambiente escuro, mais claro ele se tornará. 
Quanto mais Palavra de Deus tiver em mim, mais a luz de Deus brilhará em minha vida. 
"Tendas"- lugares de repouso e de oração. 
"Nuvem e sombra" simbolizam a presença de Deus. 
Jesus se revela como verdadeiro Filho de Deus, Mestre a quem devo escutar e seguir em seu caminho de cruz e ressurreição. 
2. Meditação (Caminho) O que a Palavra diz para mim? 
Preciso me aproximar mais e escutar a Palavra, condição para aprender do Mestre e ser seu/sua discípulo/a. 
Os bispos, em Aparecida, disseram: 
"Para aprender com o Mestre é necessário assumir a centralidade do Mandamento do amor, que Ele quis chamar seu e novo: "Amem-se uns aos outros, como eu os amei" (Jo 15,12). Este amor, com a medida de Jesus, com total dom de si, além de ser o diferencial de cada cristão, não pode deixar de ser a característica de sua Igreja, comunidade discípula de Cristo, cujo testemunho de caridade fraterna será o primeiro e principal anúncio, "todos reconhecerão que sois meus discípulos" (Jo 13,35)." (DAp 138). 
3. Oração (Vida) - O que a Palavra me leva a dizer a Deus? 
Com esta oração de Alberione, expresso minha adesão e desejo de seguir Jesus. 
Jesus Mestre, 
que eu pense com a tua inteligência 
e com a tua sabedoria. 
Que eu ame com o teu Coração... 
Que eu veja sempre com os teus olhos. 
Que eu fale com a tua língua. 
Que eu ouça somente com teus ouvidos. 
Que eu saboreie aquilo que tu gostas. 
Que as minhas mãos sejam as tuas. 
Que os meus pés sigam os teus passos. 
Que eu reze com as tuas orações. 
Que meu tratamento seja o teu. 
Que eu celebre como tu te imolaste. 
Que eu esteja em ti e tu em mim. 
(Bem-aventurado Tiago Alberione) 
Rezo também com toda Igreja a Oração da Campanha da Fraternidade 2012 
Senhor Deus de amor, 
Pai de bondade, 
nós vos louvamos e agradecemos 
pelo dom da vida, 
pelo amor com que cuidais de toda a criação. 

Vosso Filho Jesus Cristo, 
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos 
e de todos os sofredores, 
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude. 

Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito. 
Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão 
se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo, 
e que a saúde se difunda sobre a terra. 
Amém. 
4.Contemplação (Vida) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? 
Levo comigo a luz de Jesus transfigurado. 
Quanto mais luz levar em meus olhos, minhas mãos, minhas palavras, mais iluminado estará o mundo em que vivo. 
Bênção 
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 

Ano B - Dia: 05/03/2012 - Segunda-feira
Não julguem...não condenem...perdoem
Lc 6,36-38
"Tenham misericórdia dos outros, assim como o Pai de vocês tem misericórdia de vocês. 
Não julguem os outros, e Deus não julgará vocês. Não condenem os outros, e Deus não condenará vocês. Perdoem os outros, e Deus perdoará vocês. Dêem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros Deus usará para medir vocês". 

Leitura Orante 
Preparo-me para a Leitura da Palavra orando, com todos os internautas: 
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém. 
Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, eu te adoro, louvo e amo. 
Peço-te perdão por todas as vezes que te ofendi em mim e no meu próximo. 
Espírito de verdade, consagro-te a minha 
inteligência, imaginação e memória, ilumina-me. 
Dá-me conhecer Jesus Cristo Mestre. 
Revela-me o sentido profundo do seu Evangelho e tudo o que ensina a Santa Igreja. 
1. Leitura (Verdade) - O que a Palavra diz? 
Leio atentamente, na Bíblia, o texto de hoje: Lc 6,36-38. 
Jesus me recomenda a ser misericordioso como o Pai é comigo. 
E explica o que é ser misericordioso: é ser como o Pai, ou seja, não julgar, não condenar, perdoar, numa palavra: ser bom. 
2. Meditação(Caminho) - O que a Palavra diz para mim? 
Olho para o mundo de hoje. Parece que este mundo morre por falta de misericórdia. Os crimes estão globalizados. Por outro lado, a misericórdia de Deus, que é infinita, também está por toda parte. Basta aceita-la. Mas, muitos a rejeitam, ou a desconsideram. João Paulo II dizia: "Ajudem o homem moderno a experimentar o amor misericordioso de Deus! Lá onde dominam o ódio, a sede de vingança, lá onde a guerra semeia a dor e a morte de inocentes, a graça da misericórdia é necessária para apaziguar os espíritos e os corações e fazer jorrar a paz. Lá onde falta respeito à vida e à dignidade do homem, o amor misericordioso de Deus é necessário. A misericórdia é necessária para fazer com que cada injustiça do mundo encontre seu fim no esplendor da verdade". 
São Paulo nos lembra: "Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, quando estávamos mortos pelos nossos pecados, deu-nos a vida por Cristo. 
( Ef 2,4-5). 
3. Oração (Vida) - O que a Palavra me leva a dizer a Deus? 
Rezo com toda Igreja a Oração da Campanha da Fraternidade 2012 
Senhor Deus de amor, 
Pai de bondade, 
nós vos louvamos e agradecemos 
pelo dom da vida, 
pelo amor com que cuidais de toda a criação. 

Vosso Filho Jesus Cristo, 
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos 
e de todos os sofredores, 
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude. 

Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito. 
Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão 
se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo, 
e que a saúde se difunda sobre a terra. 
Amém. 
4. Contemplação(Vida/ Missão) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? 
A cada pessoa que eu encontrar, no meu trabalho, estudo, em casa, na rua, no metrô, no ônibus, na rua, vou ter um olhar de misericórdia e dizer-lhes ainda que em silêncio o que Paulo sugere: "Quando for ter com vocês levarei muitas bênçãos de Cristo" ( Rm 15,29). 
Bênção 
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 
Ir. Patrícia Silva, fsp 

Nenhum comentário:

Postar um comentário