A Palavra de Deus

A Palavra de Deus

DOPAS

DOAÇÃO, ORAÇÃO, POBREZA, ALEGRIA E SIMPLICIDADE

11 de fevereiro de 2012

EVANGELHO DO DIA (Sábado e Domingo)

Ano B - Dia: 11/02/2012 - Sábado
Jesus em Caná
Jo 2,1-11
Dois dias depois, houve um casamento no povoado de Caná, na região da Galiléia, e a mãe de Jesus estava ali. Jesus e os seus discípulos também tinham sido convidados para o casamento. Quando acabou o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: 
- O vinho acabou. 
Jesus respondeu: 
- Não é preciso que a senhora diga o que eu devo fazer. Ainda não chegou a minha hora. 
Então ela disse aos empregados: 
- Façam o que ele mandar. 
Ali perto estavam seis potes de pedra; em cada um cabiam entre oitenta e cento e vinte litros de água. Os judeus usavam a água que guardavam nesses potes nas suas cerimônias de purificação. Jesus disse aos empregados: 
- Encham de água estes potes. 
E eles os encheram até a boca. Em seguida Jesus mandou: 
- Agora tirem um pouco da água destes potes e levem ao dirigente da festa. 
E eles levaram. Então o dirigente da festa provou a água, e a água tinha virado vinho. Ele não sabia de onde tinha vindo aquele vinho, mas os empregados sabiam. Por isso ele chamou o noivo e disse: 
- Todos costumam servir primeiro o vinho bom e, depois que os convidados já beberam muito, servem o vinho comum. Mas você guardou até agora o melhor vinho. 
Jesus fez esse seu primeiro milagre em Caná da Galiléia. Assim ele revelou a sua natureza divina, e os seus discípulos creram nele. 

Leitura Orante 
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando com todos os que navegam pela web: 
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 
Espírito Santo 
que procede do Pai e do Filho, 
tu estás em mim, falas em mim, 
rezas em mim, ages em mim. 
Ensina-me a fazer espaço à tua palavra, 
à tua oração, 
à tua ação em mim 
para que eu possa conhecer 
o mistério da vontade do Pai. 
Amém. 
1. Leitura (Verdade) O que diz o texto do dia? 
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Jo 2,1-11- O casamento em Caná. 
Jesus, sua mãe e seus discípulos participam de uma festa de casamento no povoado de Caná, na Galileia. O casamento reúne muitas pessoas. 
É neste ambiente que Jesus faz o seu primeiro milagre. Por este sinal, diz o Evangelho, os discípulos crêem nele. 
No Antigo Testamento, o matrimônio era símbolo do amor de Deus pela comunidade; era símbolo da união do Messias com a Igreja, como diz São Paulo: "Cristo amou a Igreja e deu a vida por ela" (Ef 5,25). O vinho é dom do amor e símbolo do Espírito. Acabar o vinho era um mal sinal. À preocupação de Maria - "O vinho acabou" -, Jesus dá uma resposta que parece uma repreensão - "Não é preciso que a senhora diga o que eu devo fazer". Porém, passa a ideia de que não é preciso que Maria diga o que ele deve fazer. Maria acredita nele, por isso, diz aos empregados: "Façam o que ele mandar". E assim foi feito. Os empregados, seguindo o conselho de Maria, obedecem a Jesus. Enchem os seis potes de pedra de água. Ao levar ao dirigente da festa um pouco da água destes potes, ela havia se transformado em vinho. Esta mudança da água em vinho simboliza a passagem da velha à nova economia. O vinho novo é melhor. Esta é missão de Maria: dar o vinho novo, Jesus, à humanidade e levá-la até Ele. 
2. Meditação (Caminho) O que o texto diz para mim, hoje? 
A cena de Caná ilustra ainda hoje o papel de Maria na Igreja: dar Jesus ao mundo e apresentar o mundo a Jesus. Hoje também, Maria nos diz como disse aos servos: "Façam o que ele mandar". Quem vai a Jesus por indicação de Maria não fica decepcionado. 

Em Aparecida, os bispos afirmaram: "Com os olhos postos em seus filhos e em suas necessidades, como em Caná da Galileia, Maria ajuda a manter vivas as atitudes de atenção, de serviço, de entrega e de gratuidade que devem distinguir os discípulos de seu Filho. Indica, além do mais, qual é a pedagogia para que os pobres, em cada comunidade cristã, "sintam-se como em sua casa". Cria comunhão e educa para um estilo de vida compartilhada e solidária, em fraternidade, em atenção e acolhida do outro, especialmente se é pobre ou necessitado. Em nossas comunidades, sua forte presença tem enriquecido e seguirá enriquecendo a dimensão materna da Igreja e sua atitude acolhedora, que a converte em "casa e escola da comunhão" e em espaço espiritual que prepara para a missão" (DAp 272). 
É assim que assumo a Palavra de Deus? Também eu me distingo pelo "estilo de vida compartilhada e solidária, em fraternidade, em atenção e acolhida do outro, especialmente se é pobre ou necessitado"? 
3.Oração (Vida) O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Rezo, com os bispos em Aparecida: 
"Louvamos ao Senhor Jesus pelo presente de sua Mãe Santíssima, Mãe de Deus e Mãe da Igreja na América Latina e do Caribe, estrela da evangelização renovada, primeira discípula e grande missionária de nossos povos." (DAp 25). 
E cantamos com Pe. João Carlos: 
Estavas lá 
Quando Deus o seu anjo enviou 
De Isabel, o ventre abençoou 
Tu, Maria, estavas lá! 
Quando o idoso profeta Simeão 
Avisou que chegara a salvação 
Tu, Maria, estavas lá! 
Estavas lá 
Mãe do Senhor 
Conosco estás 
Ó Mãe do Amor. 
Quando a água em vinho se tornou 
E em Caná, Jesus se revelou 
Tu, Maria, estavas lá! 
Quando a cruz, o teu filho carregou 
No calvário, o cordeiro se imolou 
Tu, Maria, estavas lá! 
Estavas lá 
Mãe do Senhor 
Conosco estás 
Ó Mãe do Amor. 
Quando o Espírito Santo de Deus 
Como fogo a Igreja recebeu 
Tu, Maria, estavas lá! 

Quando a Igreja sofreu perseguição 
E implorou por tua proteção 
Tu, Maria, estavas lá! 
Estavas lá 
Mãe do Senhor 
Conosco estás 
Ó Mãe do Amor. 
CD Profetas, Paulinas COMEP 
Vídeo: http://youtu.be/ns1ZentvRLo 
4.Contemplação (Vida e Missão) Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Meu novo olhar é como o de Maria voltado para as necessidades de meus irmãos e fixos em Jesus que é capaz de salvar a comunidade, a família, a Igreja de qualquer constrangimento, carência ou necessidade. 
Bênção Bíblica 
O Senhor nos abençoe e nos guarde! 
O Senhor nos mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de nós!
O Senhor nos mostre seu rosto e nos conceda a paz!' (Nm 6,24-27 
Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 
Sugestões: 


Ano B - Dia: 12/02/2012 - Domingo
Jesus cura um leproso
Mc 1,40-45
Um leproso chegou perto de Jesus, ajoelhou-se e disse: 
- Senhor, eu sei que o senhor pode me curar se quiser. 
Jesus ficou com muita pena dele, tocou nele e disse: 
- Sim! Eu quero. Você está curado. 
No mesmo instante a lepra desapareceu, e ele ficou curado. 
-44E Jesus ordenou duramente: 
- Olhe! Não conte isso para ninguém, mas vá pedir ao sacerdote que examine você. Depois, a fim de provar para todos que você está curado, vá oferecer o sacrifício que Moisés ordenou. 
Então Jesus o mandou embora. Mas o homem começou a falar muito e espalhou a notícia. Por isso Jesus não podia mais entrar abertamente em qualquer cidade, mas ficava fora, em lugares desertos. E gente de toda parte vinha procurá-lo. 

Leitura Orante 
A nós, unidos pela rede da internet, a paz de Deus, nosso Pai, a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo, no amor e na comunhão do Espírito Santo. 
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo! Preparo-me para a Leitura, rezando: 
Jesus Mestre, 
sois o Mestre e a Verdade: 
iluminai-nos, para que melhor compreendamos 
as Sagradas Escrituras. 
Sois o Guia e o Caminho: 
fazei-nos dóceis ao vosso seguimento. 
Sois a Vida: 
transformai nosso coração em terra boa, 
onde a Palavra de Deus produza frutos 
abundantes de santidade e missão. (Bv. Alberione) 
1.Leitura ( Verdade) - O que a Palavra diz? 
Leio atentamente, na Bíblia, o texto de hoje: Mc 1,40-45. 
Este texto é a primeira cura narrada no Evangelho de Marcos. A lepra, na Bíblia, é símbolo de exclusão, o que é um pecado. O leproso não podia se apresentar em público, nem conviver com pessoas sadias, pelo perigo de contágio. Assim, o pecado afastava, isolava e tornava a pessoa intocável. Por isso, são Paulo afirma que, com o pecado, entrou no mundo a morte (Cf Rm 5,12). 
homem que possuia a lepra chegou perto de Jesus, ajoelhou-se e fez seu pedido de forma interessante: 
"Eu sei que o senhor pode me curar se quiser." Jesus sentiu compaixão daquele homem e tocou nele. Jesus toca o intocável. Naquela cultura, quem tocasse um leproso era contaminado. Jesus não se preocupa com o que pensarão dele. Vê a pessoa e não, a sua lepra. Tocou nele. E no mesmo instante, o homem ficou curado. 
2. Meditação (Caminho) - O que a Palavra diz para mim? 
Se quer ser perdoado, purificado de seus pecados, comece reconhecendo quem é Jesus: Deus feito homem. Depois, faça como o leproso, peça para ele purificar você, "se ele quiser". Este dado é importante: "se ele quiser". Deus sabe o que é melhor, o que você nem sempre sabe. 
Depois, peça a Jesus que toque em você. 
Lembrarm os bispos, em Aparecida: 
"Bento XVI, no início de seu Pontificado, fazendo eco a seu predecessor, o Servo de Deus, João Paulo II, proclama para toda a América Latina: Não temam! Abram, abram de par em par as portas a Cristo!... quem deixa Cristo entrar a não perde nada, nada - absolutamente nada - do que faz a vida livre, bela e grande. Não! Só com esta amizade abrem-se as portas da vida. Só com esta amizade abrem-se realmente as grandes potencialidades da condição humana. Só com esta amizade experimentamos o que é belo e o que nos liberta... Não tenham medo de Cristo! Ele não tira nada e nos dá tudo. Quem se dá a Ele, recebe cem por um. Sim, abram, abram de par em par as portas a Cristo e encontrarão a verdadeira vida" (DAp 15) 
3. Oração (Vida) - O que a Palavra me leva a dizer a Deus? 
Reze esta bela oração de Charles de Foucauld, colocando-se nas mãos de Deus. 
Oração do Abandono 
Meu Pai, 
Eu me abandono a ti, faze de mim o que quiseres. 
O que fizeres de mim, eu te agradeço. 
Estou pronto para tudo, aceito tudo. 
Desde que a tua vontade se faça em mim e em tudo o que tu criastes, 
Nada mais quero, meu Deus. Nas tuas mãos entrego a minha vida.
Eu te dou esta vida, meu Deus, Com todo o amor do meu coração,
Porque te amo e é para mim uma necessidade de amor dar-me, 
Entregar-me nas tuas mãos sem medida 
Com uma confiança infinita porque tu és Meu Pai! 
4. Contemplação (Vida) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? 
Procurarei em cada momento do dia de hoje deixar-me "tocar" pelo Senhor. Quero vencer aquele limite que tenho e que só eu sei. 
Quero estar livre de julgar, condenar, não perdoar, discriminar. Afastarei qualquer preconceito em relação às pessoas diferentes. Elas também são amadas por Deus. 
Bênção 
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 
Ir. Patrícia Silva, fsp 

Nenhum comentário:

Postar um comentário