A Palavra de Deus

A Palavra de Deus

DOPAS

DOAÇÃO, ORAÇÃO, POBREZA, ALEGRIA E SIMPLICIDADE

16 de fevereiro de 2012

EVANGELHO DO DIA (Quinta e sexta-feira)

Ano B - Dia: 16/02/2012 - Quinta -feira
Quem sou eu para vocês?
Mc 8,27-33
Depois Jesus e os seus discípulos foram para os povoados que ficam perto de Cesaréia de Filipe. No caminho, ele lhes perguntou: 
- Quem o povo diz que eu sou? 
Os discípulos responderam: 
- Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é um dos profetas. 
- E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? - perguntou Jesus. 
- O senhor é o Messias! - respondeu Pedro. 
Então Jesus proibiu os discípulos de contarem isso a qualquer pessoa. 
Jesus começou a ensinar os discípulos, dizendo: 
- O Filho do Homem terá de sofrer muito. Ele será rejeitado pelos líderes judeus, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da Lei. Será morto e, três dias depois, ressuscitará. 
Jesus dizia isso com toda a clareza. Então Pedro o levou para um lado e começou a repreendê-lo. Jesus virou-se, olhou para os discípulos e repreendeu Pedro, dizendo: 
- Saia da minha frente, Satanás! Você está pensando como um ser humano pensa e não como Deus pensa. 
Leitura Orante 
Preparo-me para a Leitura Orante, com todos os internautas, rezando, com Santa Catarina de Sena: 
Senhor, 
Tu me olhas e me conheces! 
Entendi isso na tua luz. 
1. Leitura (Verdade) - O que a Palavra diz? 
Leio na Bíblia o texto do dia em Mc 8,27-33. 
No Evangelho de ontem (Mc 8,22-26) o cego não enxergou totalmente, de início. Só numa segunda tentativa, o homem enxergou perfeitamente. O mesmo acontece com Pedro e os outros discípulos. Dizendo que Jesus era o Messias, Pedro era como o cego curado pela metade. Reconhecia o Messias, mas sem a cruz! Jesus completa a cura da visão dele falando que era preciso que o Filho do Homem sofresse, carregasse a cruz, morresse e ressuscitasse ao terceiro dia. É sincero! Esta palavra, na sua etimologia - "sin cero" - significa "sem cera" ou "sem máscara", transparente. 
2. Meditação(Caminho) - O que a Palavra diz para mim? 
Posso me perguntar: 
Quem é Jesus Cristo para mim? Aceito as verdades da fé na sua totalidade? Ou uso meias medidas, máscaras? Aceito Jesus Cristo como realmente é, ou o faço conforme me convém? Acolho a Palavra como é, ou a interpreto segundo meu modo de ver, para justificar minhas atitudes? Em Aparecida, os bispos afirmaram:" 
"Como discípulos de Jesus reconhecemos que Ele é o primeiro e maior evangelizador enviado por Deus (cf. Lc 4,44) e, ao mesmo tempo, o Evangelho de Deus (cf. Rm 1,3). Cremos e anunciamos "a boa nova de Jesus, Messias, Filho de Deus" (Mc 1,1). Como filhos obedientes á voz do Pai queremos escutar a Jesus (cf. Lc 9,35) porque Ele é o único Mestre (cf. Mt 23,8). Como seus discípulos sabemos que suas palavras são Espírito e Vida (cf. Jo 6,63.68). Com a alegria da fé somos missionários para proclamar o Evangelho de Jesus Cristo e, n'Ele, a boa nova da dignidade humana, da vida, da família, do trabalho, da ciência e da solidariedade com a criação." (DAp 103). 
3.Oração (Vida) - O que a Palavra me leva a dizer a Deus? 
Rezo a Jesus Mestre 
Jesus Mestre, santificai minha mente e aumentai minha fé. 
Jesus, Mestre vivo na Igreja, atraí todos à vossa escola. 
Jesus Mestre, libertai-me do erro, 
dos pensamentos inúteis e das trevas eternas. 
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, 
tudo vos ofereço e de vós tudo espero. 
Jesus, caminho da santidade, 
tornai-me vosso fiel seguidor. 
Jesus caminho, 
tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus. 
Jesus vida, vivei em mim, para que eu viva em vós. 
Jesus vida, não permitais que eu me separe de vós. 
Jesus Vida, 
fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor. 
Jesus verdade, que eu seja luz para o mundo. 
Jesus caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica 
diante das pessoas. 
Jesus vida, fazei que minha presença contagie a todos 
com o vosso amor e a vossa alegria. 
( bem-aventurado Alberione) 
4.Contemplação/Missão (Vida) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? 
Viverei hoje com um novo olhar: a certeza de que Jesus Cristo em quem acredito é o Filho de Deus vivo. 
Bênção 
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
Ir. Patrícia Silva, fsp 

Ano B - Dia: 17/02/2012 - Sexta-feira
Vida por causa do Evangelho
Mc 8,34-9,1
Aí Jesus chamou a multidão e os discípulos e disse: 
- Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe. Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa e por causa do evangelho terá a vida verdadeira. O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira? Pois não há nada que poderá pagar para ter de volta essa vida. Portanto, se nesta época de incredulidade e maldade alguém tiver vergonha de mim e dos meus ensinamentos, então o Filho do Homem, quando vier na glória do seu Pai com os santos anjos, também terá vergonha dessa pessoa. 
E Jesus terminou, dizendo: 
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: estão aqui algumas pessoas que não morrerão antes de verem o Reino de Deus chegar com poder. 
Leitura Orante 
Invoco, com todos os internautas, a luz do Espírito Santo para a Leitura Orante da Palavra. 
Ó Espírito Santo, 
dá-me um coração grande, 
aberto à tua silenciosa e forte palavra inspiradora. 
1. Leitura (Verdade) - O que a Palavra diz? 
Leio na Bíblia o texto Mc 8,34-9,1 
Jesus convida a segui-lo e indica o itinerário: 
Primeiro, renunciar a si mesmo. O que significa isto? Significa renunciar a toda ambição de poder, domínio, prestígio. 
Em segundo lugar, o discípulo deve tomar a sua cruz e segui-lo. Quer dizer: aceitar, até às últimas conseqüências, as dificuldades, limites, barreiras. 
2. Meditação (Caminho) - O que a Palavra diz para mim? 
Como discípulo/a de Jesus, sou capaz de renunciar a mim mesmo/a, ou seja, não usar a fé, cargos e posições na comunidade para alimentar minha vaidade e poder? Sou capaz de sofrer, renunciando ao meu bem-estar em favor de outras pessoas? Em Aparecida, disseram os bispos: " 
" A própria vocação, a própria liberdade e a própria originalidade são dons de Deus para a plenitude e a serviço do mundo. 
Diante da exclusão, Jesus defende os direitos dos fracos e a vida digna de todo ser humano. De seu Mestre, o discípulo tem aprendido a lutar contra toda forma de desprezo da vida e de exploração da pessoa humana. Só o Senhor é autor e dono da vida. O ser humano, sua imagem vivente, é sempre sagrado, desde a sua concepção até a sua morte natural; em todas as circunstâncias e condições de sua vida. Diante das estruturas de morte, Jesus faz presente a vida plena. "Eu vim para dar vida aos homens e para que a tenham em abundância" (Jo 10,10). Por isso, cura os enfermos, expulsa os demônios e compromete os discípulos na promoção da dignidade humana e de relacionamentos sociais fundados na justiça" (DAp 111-112). 
3.Oração (Vida) 
Rezo com o Bem-aventurado Alberione: 
Mestre: a tua vida me traça o caminho; 
a tua doutrina confirma e ilumina os meus passos; 
a tua graça me sustenta e me conduz no caminho do céu. 
Tu és perfeito Mestre: dás o exemplo, 
me ensinas e me animas a seguir-te. 
4. Contemplação (Vida) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? 
Renovo o compromisso de seguimento de Jesus no estado de vida que vivo e peço-lhe que abençoe o meu desejo de testemunhar e fazer o bem. 
Bênção 
"O Senhor te abençoe e te guarde. 
O Senhor faça brilhar sobre ti sua face, e se compadeça de ti. 
O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz" (Nm 6, 24-26). 
Ir. Patrícia Silva, fsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário