A Palavra de Deus

A Palavra de Deus

DOPAS

DOAÇÃO, ORAÇÃO, POBREZA, ALEGRIA E SIMPLICIDADE

10 de dezembro de 2012

EVANGELHO PARA SEGUNDA E TERÇA-FEIRA

Ano C - Dia: 10/12/2012 Segunda-feira

Jesus perdoa os pecados e cura
Lc 5,17-26
Um dia Jesus estava ensinando, e alguns fariseus e alguns mestres da Lei estavam sentados perto dele. Eles tinham vindo de todas as cidades da Galiléia e da Judéia e também de Jerusalém. O poder do Senhor estava com Jesus para que ele curasse os doentes. Alguns homens trouxeram um paralítico deitado numa cama e estavam querendo entrar na casa e colocá-lo diante de Jesus. Porém, por causa da multidão, não conseguiram entrar com o paralítico. Então o carregaram para cima do telhado. Fizeram uma abertura nas telhas e o desceram na sua cama em frente de Jesus, no meio das pessoas que estavam ali. Jesus viu que eles tinham fé e disse ao paralítico: 
- Meu amigo, os seus pecados estão perdoados! 
Os mestres da Lei e os fariseus começaram a pensar: 
- Quem é este homem que blasfema contra Deus desta maneira? Ninguém pode perdoar pecados; só Deus tem esse poder. 
Porém Jesus sabia o que eles estavam pensando e disse: 
- Por que vocês estão pensando assim? O que é mais fácil dizer ao paralítico: "Os seus pecados estão perdoados" ou "Levante-se e ande"? Pois vou mostrar a vocês que eu, o Filho do Homem, tenho poder na terra para perdoar pecados. 
Então disse ao paralítico: 
- Eu digo a você: levante-se, pegue a sua cama e vá para casa. 
No mesmo instante o homem se levantou diante de todos, pegou a cama e foi para casa, louvando a Deus. Todos ficaram muito admirados; e, cheios de medo, louvaram a Deus, dizendo: 
- Que coisa maravilhosa nós vimos hoje! 

Leitura Orante

Em união com todos que se encontram neste ambiente virtual, iniciamos nossa Leitura Orante do Advento, com a Canção do Advento 

Ó vem, Senhor, não tardes mais! Vem saciar nossa sede de Paz! 

1. Ó vem, como chega a brisa do vento, Trazendo aos pobres justiça e bom tempo! 

2. Ó vem, como a chuva no chão Trazendo fartura de vida e de pão! 

3. Ó vem, como chega a luz que faltou Só tua palavra nos salva Senhor! 

4. Ó vem, como chega a carta querida Bendito carteiro do Reino da Vida! 

5. Ó vem, como chega o filho esperado Caminha conosco Jesus Bem amado! 

6. Ó vem, como chega o Libertador Das mãos do inimigo nos salva Senhor Veja a melodia desta canção ao lado. 
1. Leitura (Verdade) O que diz o texto do dia? 
Leio atentamente na Bíblia, o texto: Lc 5,17-26, e observo pessoas, palavras, relações, lugares. 
Naquela época, a doença era entendida como causada pelo pecado. Assim pensavam: o pecado invisível era causador dos males visíveis. Para curar aquele paralítico Jesus vai direto à raiz: "os seus pecados são perdoados", diz ao paralítico. Em seguida, reagem os mestres da Lei. Para eles, Jesus estava blasfemando contra Deus, pois só Deus pode perdoar pecados. Jesus, sabendo o que eles estavam pensando, os questionou e lhes deu mais uma prova de sua divindade, mandando ao paralítico se levantar e andar. O homem, curado, obedeceu e foi para sua casa, louvando a Deus. Foi curado por dentro e por fora. Conquistou, pela graça, a capacidade de caminhar por si. 
2. Meditação (Caminho) O que o texto diz para mim, hoje? 
Nossos pastores na Conferência de Aparecida, confirmaram esta certeza de que Jesus Cristo liberta toda pessoa de todo pecado: "Nossa alegria baseia-se no amor do Pai, na participação no mistério pascal de Jesus Cristo que, pelo Espírito Santo, faz-nos passar da morte para a vida, da tristeza para a alegria, do absurdo para o sentido profundo da existência, do desalento para a esperança que não engana. Esta alegria não é um sentimento artificialmente provocado nem um estado de ânimo passageiro. O amor do Pai nos foi revelado em Cristo que nos convida a entrar em seu reino."( DAp 17). 
Creio que Jesus Cristo me liberta de todos os males? Onde o encontro? 
3.Oração (Vida) O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Faço minha oração pessoal e depois, ofereço o meu trabalho do dia: 
Oferecimento do trabalho 
Jesus Mestre, eu vos ofereço o meu trabalho 
com as mesmas intenções com que pregastes o Evangelho. 
Seja tudo, só e sempre, para a glória de Deus e a paz dos homens 
Jesus Verdade, que todas as pessoas vos conheçam! 
Jesus Caminho, que as pessoas sigam vossas pegadas! 
Jesus Vida, que todos vivam em vós! 
Jesus Mestre, inspirai-me com a vossa sabedoria 
para que eu possa transmitir palavras de salvação. 
Que meus pensamentos se inspirem no Evangelho, 
e se tornem fontes de vossa luz 
a iluminar as pessoas, nossos irmãos. 
São Paulo, guiai-me! 
Maria, Mãe e Rainha dos Apóstolos, 
que destes ao mundo o Verbo encarnado, 
abençoai esta minha missão. Amém. 
(Bv. Alberione) 
4.Contemplação (Vida e Missão) Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. A cada instante, buscarei em Jesus, a minha libertação de todo mal. 

Bênção natalina 
(bem-aventurado Alberione) 
Jesus Menino coloque a sua mãozinha 
sobre tua cabeça e derrame sobre ti 
a sua luz, conforto e alegria. 
Amém! 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, 
Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 


Ano C - Dia: 11/12/2012 Terça-feira
A ovelha perdida 

Mt 18,12-14
- O que é que vocês acham que faz um homem que tem cem ovelhas, e uma delas se perde? Será que não deixa as noventa e nove pastando no monte e vai procurar a ovelha perdida? Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando ele a encontrar, ficará muito mais contente por causa dessa ovelha do que pelas noventa e nove que não se perderam. Assim também o Pai de vocês, que está no céu, não quer que nenhum destes pequeninos se perca. 

Leitura Orante

Com todos que se encontram neste ambiente virtual, iniciamos nossa Leitura Orante do Advento, com a 
Canção do Advento 

Ó vem, Senhor, não tardes mais! Vem saciar nossa sede de Paz! 

1. Ó vem, como chega a brisa do vento, Trazendo aos pobres justiça e bom tempo! 

2. Ó vem, como chega a chuva no chão Trazendo fartura de vida e de pão! 

3. Ó vem, como chega a luz que faltou Só tua palavra nos salva Senhor! 

4. Ó vem, como chega a carta querida Bendito carteiro do Reino da Vida! 

5. Ó vem, como chega o filho esperado Caminha conosco Jesus Bem amado! 

6. Ó vem, como chega o Libertador Das mãos do inimigo nos salva Senhor 
1. Leitura (Verdade) O que diz o texto do dia? 
Leio atentamente o texto, na minha Bíblia: Mt 18,12-14 - E a que se perdeu? 

Um problema que devem enfrentar os que seguem Jesus é o julgamento, ou seja, pensar que algumas pessoas estão irremediavelmente perdidas porque se afastaram. Na parábola de Jesus, o pastor deixa as 99 ovelhas que não se perderam e vai procurar a ovelha que se perdeu. Ele quer dizer que veio ao mundo para salvar o que pensamos estar perdido. A comunidade, a Igreja, a família, o grupo que segue Jesus, não tem outra alternativa se constata que algum membro se extraviou. Como o pastor, deve haver todo empenho para recuperar esta pessoa. 
2. Meditação (Caminho) O que o texto diz para mim? 
Quero seguir Jesus Cristo e para isto jamais poderei me deixar dominar pelo espírito de competição e pela tentação de julgar ou de excluir. Se alguém se afastou, devo ir ao encontro desta pessoa e tentar ajudá-la, recuperá-la. Em Aparecida, os bispos disseram: "Conversão: É a resposta inicial de quem escutou o Senhor com admiração, crê n'Ele pela ação do Espírito, decide-se ser seu amigo e ir após Ele, mudando sua forma de pensar e de viver, aceitando a cruz de Cristo, consciente de que morrer para o pecado é alcançar a vida. No Batismo e no sacramento da reconciliação se atualiza para nós a redenção de Cristo." (DAp 278b). 
3.Oração (Vida) O que o texto diz para mim? 
O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Rezo a Oração que nos faz todos irmãos: 
Pai Nosso.... 
4.Contemplação (Vida e Missão) Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Hoje, vou olhar as pessoas com olhar de fraternidade e de acolhimento e pedir ao Senhor a graça de uma "contínua conversão". 

Bênção natalina 
Jesus Menino coloque a sua mãozinha 
sobre tua cabeça 
e derrame sobre ti 
a sua luz, conforto e alegria. 
Amém! 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, 
Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 
(bem-aventurado Alberione)
Irmã Patricia Silva, fsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário