A Palavra de Deus

A Palavra de Deus

DOPAS

DOAÇÃO, ORAÇÃO, POBREZA, ALEGRIA E SIMPLICIDADE

18 de outubro de 2010

EVANGELHO DO DIA


Evangelho (Lucas 10,1-9)

Segunda-Feira, 18 de Outubro de 2010
São Lucas Evangelista

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.
3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cum­primenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Per­ma­necei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não pas­seis de casa em casa. 8Quando entrar­des numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘o Reino de Deus está próximo de vós’”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Leitura Orante 
Leitura (Verdade) O que diz o texto do dia? 
Lemos atentamente em minha Bíblia, o texto: Lc 10,1-9. 
Jesus Mestre organiza a equipe de discípulos. Tem objetivo, conteúdo, estratégia e missão claros. 
Equipe: setenta e dois discípulos. Setenta (setenta e dois) na tradição judaica significava o número dos povos do mundo. O número de setenta discípulos manifesta o objetivo de Jesus com relação à humanidade inteira. O novo Povo de Deus envolverá todos os povos da terra. 
Objetivo: Atenção à vida das pessoas ("cura dos doentes") e anúncio do Reino de Deus. 
Conteúdo: preparar a acolhida do Senhor (pré-missão). 
Estratégia: oração, despojamento, ir ao encontro, visitar todas as casas, iniciando com saudação de paz. 
Missão: a "colheita". Ou seja: formar o novo Povo de Deus. 
2. Meditação (Caminho) O que a Palavra diz para mim? 
Respondemos aos apelos e convites de Jesus Mestre? Atualizamos a Palavra, ligando-a à minha vida. 
Faço parte do Novo Povo de Deus. Sou também convocado/a a ser discípulo/a missionário/a atento/a ao bem das pessoas e ao anúncio do Reino. Como disseram os bispos, em Aparecida: " Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor nos confiou ao nos chamar e nos escolher."(DAp 18). 
Qual o meu compromisso com a Igreja? Minha fé é dinâmica, comunicativa. Às vezes, tenho minha fé e compromissos adormecidos, sem expressão. 
3. Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? 
Em silêncio dou minha resposta de adesão ao Senhor que me convoca e envia e "peço ao dono da plantação que mande mais trabalhadores". E rezo: 
Ó Deus, 
Pai de todos os povos, 
Vós que nos abraçais 
Com a ternura de uma mãe, 
Ouvi o clamor 
Das multidões da Amazônia 
E do mundo inteiro 
Desejosas de vos conhecer 
E vos amar. 
Ensinai-nos a vos servir, 
Na partilha da fé 
E dos bens, 
Que vós mesmos nos destes. 
Amém. 
(Oração Missionária 2010) 
4. Contemplação (Vida/Missão) Qual o novo olhar que a Palavra despertou em mim? 
Renovo meu compromisso de ir ao encontro das pessoas para lhes anunciar a paz. Disseram os bispos, em Aparecida: "Com os olhos iluminados pela luz de Jesus Cristo ressuscitado, podemos e queremos contemplar o mundo, a história, os nossos povos da América Latina e do Caribe, e cada um de seus habitantes".(DAp 18). 
Bênção 
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 

Irmã Patricia Silva, fsp 

Nenhum comentário:

Postar um comentário