A Palavra de Deus

A Palavra de Deus

DOPAS

DOAÇÃO, ORAÇÃO, POBREZA, ALEGRIA E SIMPLICIDADE

5 de maio de 2010

Evangelho do dia Jo 15,1-8

Jesus disse:
- Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador. Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e dêem mais uvas ainda. Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado. Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo.
- Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada. Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará; será como os ramos secos que são juntados e jogados no fogo, onde são queimados. Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem. E a natureza gloriosa do meu Pai se revela quando vocês produzem muitos frutos e assim mostram que são meus discípulos.


Leitura Orante

Faz três anos que aconteceu a V Conferência dos Bispos da América Latina e do Caribe
(13-31 de maio de 2007), em Aparecida (SP)
Na ocasião, os bispos disseram:
"A Igreja goza, não obstante as debilidades e misérias humanas, de um alto índice de confiança e de credibilidade por parte do povo. A Igreja é morada de povos irmãos e casa dos pobres." (DA 8).

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?

Vamos ler novamente e atentamente o texto: Jo 15,1-8, e observo o belo discurso de Jesus sobre a videira.
Tanto esta metáfora da videira e dos ramos, como o conteúdo, reforçam o desejo de Jesus de unidade e comunhão. Só dará muitos frutos quem estiver unido a Jesus.
2. Meditação (Caminho) O que o texto diz para nós, hoje?
Os bispos, na Conferência de Aparecida, disseram: "Com a parábola da Videira e dos ramos (cf. Jo 15,1-8), Jesus revela o tipo de vínculo que Ele oferece e que espera dos seus. Não quer um vínculo como "servos" (cf. Jo 8,33-36), porque "o servo não conhece o que faz seu senhor" (jo 15,15). O servo não tem entrada na casa de seu amo, muito menos em sua vida. Jesus quer que seu discípulo se vincule a Ele como "amigo" e como "irmão". O "amigo" ingressa em sua Vida, fazendo-a própria. O amigo escuta a Jesus, conhece ao Pai e faz fluir sua Vida (Jesus Cristo) na própria existência (cf. Jo 15,14), marcando o relacionamento com todos (cf. Jo 15,12). O "irmão" de Jesus (cf. Jo 20,17) participa da vida do Ressuscitado, Filho do Pai celestial, porque Jesus e seu discípulo compartilham a mesma vida que procede do Pai: Jesus, por natureza (cf. Jo 5,26; 10,30) e o discípulo, por participação (cf. Jo 10,10). A conseqüência imediata deste tipo de vínculo é a condição de irmãos que os membros de sua comunidade adquirem." (DA 132).
Como vivemos a comunhão com Jesus? O nosso vínculo com ele é de amigo ou de servo? Participamos da vida do Ressuscitado? Como?
3.Oração (Vida) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezamos, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluímos:
Oração do XVI Congresso Eucarístico Nacional
Senhor Jesus, Tu és o Caminho! Em meio a sombras e luzes, alegrias e esperanças, tristezas e angústias,
Tu nos levas ao Pai. Não nos deixes caminhar sozinhos. Fica conosco, Senhor! Tu és a Verdade!
Desperta nossas mentes e faze arder nossos corações com a tua Palavra. Que ela ilumine e aqueça os corações sedentos de justiça e santidade. Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti! Fica conosco, Senhor!
Tu és a Vida! Abre nossos olhos para te reconhecermos no "partir o Pão", sublime Sacramento da Eucaristia! Alimenta-nos com o Pão da Unidade. Sustenta-nos em nossa fragilidade. Consola-nos em nossos sofrimentos, Faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos. Fica conosco, Senhor!
Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida, No vigor do Espírito Santo, Faze-nos teus discípulos missionários!
Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser: Alegres no Caminho para a Terra Prometida! corajosas testemunhas da Verdade libertadora! promotores da Vida em plenitude!
Fica conosco, Senhor! Amém!
4.Contemplação (Vida e Missão) Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar, a partir do Evangelho da videira, será iluminado pela certeza de que não podemos viver nossa fé se não nos sentimos  irmão de Cristo. Somos um ramo na sua videira e todas as demais pessoas são também ramos. Somos imãos.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário