A Palavra de Deus

A Palavra de Deus

DOPAS

DOAÇÃO, ORAÇÃO, POBREZA, ALEGRIA E SIMPLICIDADE

31 de janeiro de 2012

EVANGELHO DO DIA (Terça e Quarta-feira)

Ano B - Dia: 31/01/2012 - Terça-feira

Jesus cura duas mulheres
Mc 5,21-43
Jesus voltou para o lado oeste do lago, e muitas pessoas foram se encontrar com ele na praia. Um homem chamado Jairo, chefe da sinagoga, foi e se jogou aos pés de Jesus, pedindo com muita insistência: 
- A minha filha está morrendo! Venha comigo e ponha as mãos sobre ela para que sare e viva! 
E Jesus foi com ele. Uma grande multidão foi junto e o apertava de todos os lados. 
Chegou ali uma mulher que fazia doze anos que estava com uma hemorragia. Havia gastado tudo o que tinha, tratando-se com muitos médicos. Estes a fizeram sofrer muito; mas, em vez de melhorar, ela havia piorado cada vez mais. Ela havia escutado falar de Jesus; então entrou no meio da multidão e, chegando por trás dele, tocou na sua capa, pois pensava assim: "Se eu apenas tocar na capa dele, ficarei curada." Logo o sangue parou de escorrer, e ela teve certeza de que estava curada. No mesmo instante Jesus sentiu que dele havia saído poder. Então virou-se no meio da multidão e perguntou: 
- Quem foi que tocou na minha capa? 
Os discípulos responderam: 
- O senhor está vendo como esta gente o está apertando de todos os lados e ainda pergunta isso? 
Mas Jesus ficou olhando em volta para ver quem tinha feito aquilo. Então a mulher, sabendo o que lhe havia acontecido, atirou-se aos pés dele, tremendo de medo, e contou tudo. E Jesus disse: 
- Minha filha, você sarou porque teve fé. Vá em paz; você está livre do seu sofrimento. 
Jesus ainda estava falando, quando chegaram alguns empregados da casa de Jairo e disseram: 
- Seu Jairo, a menina já morreu. Não aborreça mais o Mestre. 
Mas Jesus não se importou com a notícia e disse a Jairo: 
- Não tenha medo; tenha fé! 
Jesus deixou que fossem com ele Pedro e os irmãos Tiago e João, e ninguém mais. Quando entraram na casa de Jairo, Jesus encontrou ali uma confusão geral, com todos chorando alto e gritando. Então ele disse: 
- Por que tanto choro e tanta confusão? A menina não morreu; ela está dormindo. 
Então eles começaram a caçoar dele. Mas Jesus mandou que todos saíssem e, junto com os três discípulos e os pais da menina, entrou no quarto onde ela estava. Pegou-a pela mão e disse: 
- "Talitá cumi!" (Isto quer dizer: "Menina, eu digo a você: Levante-se!") 
No mesmo instante, a menina, que tinha doze anos, levantou-se e começou a andar. E todos ficaram muito admirados. Então Jesus ordenou que de jeito nenhum espalhassem a notícia dessa cura. E mandou que dessem comida à menina. 

Leitura Orante 
- A nós, a paz de Deus, nosso Pai, a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo, no amor e na comunhão do Espírito Santo. 
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo! 

Preparo-me para a Leitura, rezando: 

Jesus Mestre, que dissestes: 
"Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, 
eu aí estarei no meio deles", 
ficai conosco, 
aqui reunidos (pela grande rede da internet), 
para melhor meditar 
e comungar com a vossa Palavra. 
Sois o Mestre e a Verdade: 
iluminai-nos, para que melhor compreendamos 
as Sagradas Escrituras. 
Sois o Guia e o Caminho: 
fazei-nos dóceis ao vosso seguimento. 
Sois a Vida: 
transformai nosso coração em terra boa, 
onde a Palavra de Deus produza frutos 
abundantes de santidade e missão. 
(Bv. Alberione) 
1. Leitura (Verdade) - O que a Palavra diz? 
Preparando-me para a Leitura Orante, invoco o Espírito Santo: 
A Vós, Espírito de Verdade, consagro a mente, a fantasia e a memória: iluminai-me. 
Fazei-me conhecer Jesus Cristo e compreender o seu Evangelho e a doutrina da Santa Igreja. 
(Bem-aventurado Alberione) 
Leio o texto do Evangelho de hoje, na minha Bíblia: Mc 5,21-43 
Procuro entender melhor o texto: 
Jairo era chefe da sinagoga. Devia interpretar a lei, conduzir a oração na sinagoga, ler as Escrituras. Era alguém influente em sua comunidade. 
Quando Jesus chegou e a multidão o acolheu, ainda na praia, Jairo, foi também a ele, em busca de socorro para sua filha que estava à morte. A menina, de 12 anos, sofria de algo muito grave. Jesus acompanhava Jairo quando uma mulher que, há doze anos, sofria de uma hemorragia, o tocou e ficou curada. A atenção ao chefe da sinagoga não distraiu Jesus da atenção para com os milhões de pobres e excluídos, representados naquela mulher anônima. 
Na casa do chefe da sinagoga, contra toda esperança de vida, Jesus tomou a menina pela mão, ordenou que se levantasse e ela se levantou, e pediu que dessem de comer à menina - sinal de que estava viva! 
Duas mulheres, numa cultura em que a mulher não era considerada. Nos dois casos Jesus devolveu a vida e a alegria. E à mulher que sentia medo ao ser flagrada por tocar-lhe a capa, Jesus disse: "Você sarou porque teve fé". O mesmo disse a Jairo: "Não tenha medo, tenha fé!" 
2. Meditação (Caminho) - O que a Palavra diz para mim? 
Será que, às vezes, o meu medo não é maior que a minha fé? Prefiro ficar como estou e não busco ajuda de Deus que é maior do que tudo!Será que meus problemas são maiores que a minha fé? E a batalha da vida, não parece, às vezes, tomar dimensões maiores que a minha fé? 
Admito que a minha fé está um tanto anêmica e precisa de um tratamento, um toque na capa de Jesus. Nestes casos, o melhor restaurador é a oração. De preferência, a oração da Palavra, um encontro profundo com Jesus Mestre. Disseram os bispos, em Aparecida: "Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor, ao nos chamar e nos eleger, nos confiou. Com os olhos iluminados pela luz de Jesus Cristo ressuscitado podemos e queremos contemplar o mundo, a história..." (DAp 18). 
3. Oração (Vida) - O que a Palavra me leva a dizer a Deus? 
Como Jairo, prostro-me aos pés de Jesus e suplico-lhe: 
Senhor Jesus, Mestre, Verdade, Caminho e Vida, 
vem até a minha casa, a minha família, ao meu trabalho, ao meu mundo. 
Ilumina os cantos escuros da minha vida com a tua Verdade. 
Mostra-me o Caminho certo que devo seguir. 
Dá-me tua mão. Levanta-me da morte de meus ideais, de meus projetos. 
Restaura-me as forças com a tua Vida. 
4. Contemplação (Vida/Missão) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? 
Meu novo olhar será de fé, na certeza de que Deus vem ao meu encontro sempre. 
Um olhar de fé que me permite tocar o Senhor que passa por mim a cada instante no meio das pessoas. 
Um olhar de fé me faz levantar mesmo quando as pessoas me vêem sem coragem, sem forças, sem vida! 
Bênção 
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 
Ir.Patrícia Silva, fsp 

Ano B - Dia: 01/02/2012 - Quarta-feira

Jesus em Nazaré
Mc 6,1-6
Jesus voltou com os seus discípulos para a cidade de Nazaré, onde ele tinha morado. No sábado começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o estavam escutando ficaram admirados e perguntaram: 
- De onde é que este homem consegue tudo isso? De onde vem a sabedoria dele? Como é que faz esses milagres? Por acaso ele não é o carpinteiro, filho de Maria? Não é irmão de Tiago, José, Judas e Simão? As suas irmãs não moram aqui? 
Por isso ficaram desiludidos com ele. Mas Jesus disse: 
- Um profeta é respeitado em toda parte, menos na sua terra, entre os seus parentes e na sua própria casa. 
Ele não pôde fazer milagres em Nazaré, a não ser curar alguns doentes, pondo as mãos sobre eles. E ficou admirado com a falta de fé que havia ali. 

Leitura Orante 
Preparo-me para orar a Palavra invocando, com todos os que circulam na internet, o Espírito Santo: 
Espírito de verdade, 
consagro-te a minha inteligência, 
imaginação e 
memória, 
ilumina-me. 
Dá-me a graça de conhecer 
Jesus Cristo Mestre. 
1. Leitura ( Verdade) - O que a Palavra diz? 
Leio, na Bíblia, o texto da Palavra de hoje em Mc 1,1-6. 
Ele não pôde fazer milagres em Nazaré, a não ser curar alguns doentes, pondo as mãos sobre eles. E ficou admirado com a falta de fé que havia ali. Jesus ensinava nos povoados que havia perto dali. 
Compreende-se que, sendo Nazaré uma pequena vila de cerca de 300 vizinhos, tivesse um único carpinteiro. O texto diz também que se questionavam se não era ele o irmão de Tiago, José, Judas e Simão. Em aramaico, uma mesma palavra é usada tanto com o sentido de irmão próprio como de parente próximo, e, portanto, não indica que Maria teve outros filhos ou filhas. 
Com a baixa auto-estima, ou seja, não acreditando nos valores de um filho da terra, veio a incredulidade, ou seja, não acreditam que Jesus de Nazaré é Filho de Deus. 
Na verdade, a fé não cura. Mas, é condição para que o poder de Deus atue com independência de outras intenções. Ali, Jesus curou alguns doentes, diz o texto. A cura é o sinal para encontrar o verdadeiro dom de Jesus: a salvação. 
Jesus ficou admirado com a falta de fé que havia ali. 
2. Meditação (Caminho) O que a Palavra diz para mim? 
O evangelista Marcos diz quem é Jesus. Os nazarenos não estavam interessados nisto. Só queriam saber dos milagres. Apenas buscavam seus interesses e não, a pessoa de Jesus. 
Os bispos, na Conferência de Aparecida, lembraram que como cristãos somos portadores de boas novas: "Deus amou tanto nosso mundo que nos deu o seu Filho. Ele anuncia a boa nova do Reino aos pobres e aos pecadores. Por isso, nós, como discípulos e missionários de Jesus, queremos e devemos proclamar o Evangelho, que é o próprio Cristo. Anunciamos a nossos povos que Deus nos ama, que sua existência não é ameaça para o homem, que Ele está perto com o poder salvador e libertador de seu Reino, que Ele nos acompanha na tribulação, que alenta incessantemente nossa esperança em meio a todas as provas. Os cristãos somos portadores de boas novas para a humanidade, não profetas de desventuras". (DAp 30). 
É assim que eu me sinto e vivo? 
3. Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? 
Acolho no meu coração Jesus de Nazaré e rezo com o papa Bento XVI: 
Ficai conosco, Senhor, acompanhai-nos, 
ainda que nem sempre tenhamos sabido reconhecer-vos. 
Ficai conosco, 
porque as sombras vão se tornando densas ao nosso redor, 
e vós sois a Luz; 
em nossos corações se insinua a desesperança, 
e vós nos fazeis arder com a certeza da Páscoa. 
Estamos cansados do caminho, 
mas vós nos confortais na fração do pão 
para anunciar aos nossos irmãos que na verdade 
vós ressuscitastes e nos destes a missão de ser 
testemunhas da vossa ressurreição." 
( Bento XVI, Discurso inaugural na V Conferência) 
4. Contemplação/Ação (Vida) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? 
Depois deste contato com Jesus de Nazaré, vou passar o dia, acolhendo Deus e as suas manifestações nas coisas simples, no pequeno, em cada pessoa. 
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. 
Ir.Patrícia Silva, fsp







Nenhum comentário:

Postar um comentário