A Palavra de Deus

A Palavra de Deus

DOPAS

DOAÇÃO, ORAÇÃO, POBREZA, ALEGRIA E SIMPLICIDADE

14 de janeiro de 2012

EVANGELHO DO DIA (Sábado e Domingo)

Ano B - Dia: 14/01/2012 - Sábado
Levi segue Jesus 
Mc 2,13-17
Jesus saiu outra vez e foi para o lago da Galiléia. Muita gente ia procurá-lo, e ele ensinava a todos. Enquanto estava caminhando, Jesus viu Levi, filho de Alfeu, sentado no lugar onde os impostos eram pagos. Então disse a Levi: 
- Venha comigo. 
Levi se levantou e foi com ele. Mais tarde, Jesus estava jantando na casa de Levi. Junto com Jesus e os seus discípulos estavam muitos cobradores de impostos e outras pessoas de má fama que o seguiam. Alguns mestres da Lei, que eram do partido dos fariseus, vendo Jesus comer com aquela gente e com os cobradores de impostos, perguntaram aos discípulos: 
- Por que ele come e bebe com essa gente? 
Jesus ouviu a pergunta e disse aos mestres da Lei: 
- Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Eu vim para chamar os pecadores e não os bons. 
Leitura Orante 
Preparo-me para a Leitura Orante, fazendo uma rede de comunicação e comunhão em torno da Palavra com todas as pessoas que se neste ambiente virtual. Rezamos em sintonia com a Santíssima Trindade. 
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém 
Senhor, nós te agradecemos por este dia. 
Abrimos, com este acesso à internet, 
nossas portas e janelas para que tu possas 
Entrar com tua luz. 
Queremos que tu Senhor, definas os contornos de 
Nossos caminhos, 
As cores de nossas palavras e gestos, 
A dimensão de nossos projetos, 
O calor de nossos relacionamentos e o 
Rumo de nossa vida. 
Podes entrar, Senhor em nossas famílias. 
Precisamos do ar puro de tua verdade. 
Precisamos de tua mão libertadora para abrir 
Compartimentos fechados. 
Precisamos de tua beleza para amenizar 
Nossa dureza. 
Precisamos de tua paz para nossos conflitos. 
Precisamos de teu contato para curar feridas. 
Precisamos, sobretudo, Senhor, de tua presença 
Para aprendermos a partilhar e abençoar! 
Ó Jesus Mestre, Verdade-Caminho-Vida, tem piedade de nós. 
1. Leitura (Verdade) O que diz o texto do dia? 
Leio atentamente o texto na Bíblia: Mc 2,13-17. 
Jesus não só perdoa os pecados, mas transforma o pecador. Levi, de explorador transformou-se em discípulo e apóstolo. Sendo chamado, Levi prontamente se levanta e "foi com ele". Poderia não ter respondido e ficado como cobrador de impostos. O chamado que Jesus faz a Levi o transfere da escravidão do dinheiro à liberdade do seguimento. Os fariseus se incomodam porque Jesus vai com seus discípulos jantar na casa de Levi. À pergunta dos fariseus, Jesus responde dizendo que são os doentes que precisam de médico, não os que têm saúde. Por isso ele vai ao encontro dos pecadores. Bem diferente daqueles que censuravam e condenavam os pecadores. Levi passa a integrar a equipe dos apóstolos de Jesus. 
2. Meditação (Caminho) O que o texto diz para mim, hoje? 
Os bispos em Aparecida, falaram também dos convocados: "A vocação ao discipulado missionário é con-vocação à comunhão em sua Igreja. Não há discipulado sem comunhão. Diante da tentação, muito presente na cultura atual de ser cristãos sem Igreja e das novas buscas espirituais individualistas, afirmamos que a fé em Jesus Cristo nos chegou através da comunidade eclesial e ela "nos dá uma família, a família universal de Deus na Igreja Católica. A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão". Isto significa que uma dimensão constitutiva do acontecimento cristão é o fato de pertencer a uma comunidade concreta na qual podemos viver uma experiência permanente de discipulado e de comunhão com os sucessores dos Apóstolos e com o Papa." (DAp 156). 
E eu me interrogo: Como me sinto na casa de Deus, na Igreja? Tenho garantida a minha paz e a felicidade pela aceitação de Jesus Cristo? 
3.Oração (Vida) O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Rezo com a canção do padre Zezinho, scj 
Quando Jesus passar 
Quando Jesus passar, 
Quando Jesus passar, 
Quando Jesus passar, 
eu quero estar no meu lugar. 
No meu telônio ou jogando a rede 
sob a figueira ou a caminhar 
buscando agua para minha sede, 
querendo ver meu Senhor passar. 
No meu trabalho e na minha casa, 
no meu estudo e no meu lazer, 
No compromisso e no meu descanso, 
no meu direito e no meu dever. 
Nos meus projetos olhando em frente, 
no meu sucesso e na decepção 
no sofrimento que fere a gente, 
sonhando o sonho de um mundo irmão 
Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tem piedade de nós. 
4.Contemplação (Vida e Missão) Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Sinto-me discípulo/a de Jesus. 
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou observar Jesus que passa onde trabalho, por onde caminho, onde moro... 
Bênção 
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 


Ano B - Dia: 15/01/2012 - Domingo

Os primeiros discípulos de Jesus 
Jo 1,35-42
No dia seguinte, João estava outra vez ali com dois dos seus discípulos. Quando viu Jesus passar, disse: 
- Aí está o Cordeiro de Deus! 
Quando os dois discípulos de João ouviram isso, saíram seguindo Jesus. Então Jesus olhou para trás, viu que eles o seguiam e perguntou: 
- O que é que vocês estão procurando? 
Eles perguntaram: 
- Rabi, onde é que o senhor mora? ("Rabi" quer dizer "mestre".) 
- Venham ver! - disse Jesus. 
Então eles foram, viram onde Jesus estava morando e ficaram com ele o resto daquele dia. Isso aconteceu mais ou menos às quatro horas da tarde. 
André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois homens que tinham ouvido João falar a respeito de Jesus e por isso o haviam seguido. A primeira coisa que André fez foi procurar o seu irmão Simão e dizer a ele: 
- Achamos o Messias. ("Messias" quer dizer "Cristo".) 
Então André levou o seu irmão a Jesus. Jesus olhou para Simão e disse: 
- Você é Simão, filho de João, mas de agora em diante o seu nome será Cefas. ("Cefas" é o mesmo que "Pedro" e quer dizer "pedra".) 

Leitura Orante 
- A nós todos que nos encontramos na web, a paz de Deus, nosso Pai, a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo, no amor e na comunhão do Espírito Santo. 
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo! 
Preparo-me para a Leitura, rezando: 
Jesus Mestre, creio com viva fé 
que estais aqui presente, junto de mim, 
para indicar-me o caminho que leva ao Pai. 
Iluminai minha mente, movei meu coração, 
para que esta Leitura Orante produza em mim frutos de vida. 
1. Leitura (Verdade) O que diz o texto do dia? 
Leio atentamente, na minha Bíblia, Jo 1,35-42 
João indica a dois de seus discípulos o Cordeiro de Deus. É Jesus que está passando e os discípulos o seguem querendo saber onde ele morava. Jesus os convida a virem com Ele. Eles foram e ficaram com o Mestre o dia todo. Jesus os quer tornar testemunhas do que vêem. O Evangelho diz que eram 4 horas da tarde. Quase final do dia. Um dos discípulos era André que, ao encontrar seu irmão Simão Pedro lhe diz: "Encontramos o Messias". Mais ainda: o apresenta a Jesus. Simão ganha, então, o nome de Cefas que quer dizer "pedra" 
2. Meditação (Caminho) O que o texto diz para mim, hoje? 
Quais outros textos este me recorda? Qual palavra mais me toca o coração? Costumo reservar tempo para estar com Jesus? O Mestre começa seu círculo de colaboradores. E, até hoje, a Igreja continua convidando, convocando, enviando discípulos e missionários. Disseram os bispos, em Aparecida: 
"Nestes últimos tempos, Deus nos tem falado por meio de Jesus seu Filho (Hb 1,1ss), com quem chega à plenitude dos tempos (cf. Gl 4,4). Deus, que é Santo e nos ama, nos chama por meio de Jesus a ser santos (cf. Ef 1,4-5)." (DAp 130). 
Como me encontro nesta missão? Tenho a missão de ser santo ou santa, qualquer que seja minha vocação: leiga, religiosa ou para o ministério sacerdotal. Como vivo este chamado? 
3.Oração (Vida) O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Rezo: 
Jesus Mestre, 
agradeço-vos pelas luzes que me destes na Palavra. 
Perdoai-me, pelos limites 
que me impediram de fazê-la melhor. 
Desejo viver o convívio com o Mestre Jesus Cristo, 
com a vossa graça. Amém 
4.Contemplação (Vida e Missão) Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou testemunhar pela vida meus encontros com o Mestre. 
Bênção 
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Irmã Patrícia Silva, fsp






Nenhum comentário:

Postar um comentário