A Palavra de Deus

A Palavra de Deus

DOPAS

DOAÇÃO, ORAÇÃO, POBREZA, ALEGRIA E SIMPLICIDADE

10 de dezembro de 2011

HEVANGELHO DO DIA (Sábado e Domingo)

Ano B - Dia: 10/12/2011 - Sábado
Os discípulos ouviam e compreendiam o Mestre
Mt 17,10-13
Os discípulos perguntaram a Jesus: "Por que os escribas dizem que primeiro deve vir Elias?" Ele respondeu: "Sim, Elias vem; e porá tudo em ordem. E eu vos digo mais: Elias já veio, e não o reconheceram. Pelo contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles." Então os discípulos compreenderam que ele lhes havia falado de João Batista. 
Leitura Orante 
Em união com todos que se encontram neste ambiente virtual, iniciamos nossa Leitura Orante, com a 
Canção do Advento 
Ó vem, Senhor, não tardes mais! 
Vem saciar nossa sede de Paz! 
1. Ó vem, como chega a brisa do vento, 
Trazendo aos pobres justiça e bom tempo! 

2. Ó vem, como chega a chuva no chão 
Trazendo fartura de vida e de pão! 

3. Ó vem, como chega a luz que faltou 
Só tua palavra nos salva Senhor! 

4. Ó vem, como chega a carta querida 
Bendito carteiro do Reino da Vida! 

5. Ó vem, como chega o filho esperado 
Caminha conosco Jesus Bem amado! 

6. Ó vem, como chega o Libertador 
Das mãos do inimigo nos salva Senhor 
Veja a melodia desta canção em: http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ 
1.Leitura (Verdade) - O que a Palavra diz? 
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Mt 17,10-13. 
O Mestre fazia com que os discípulos compreendessem a missão de João Batista. 
2. Meditação (Caminho) O que a Palavra diz para mim? 
Os discípulos compreenderam depois que ouviram o Mestre. A fé e o amor me levam a ver de forma diferente as pessoas, imagem de Deus.Preciso me aproximar mais e escutar a Palavra. Esta é condição para aprender do Mestre, para converter-me e viver como filho de Deus, transformar minha vida e ser discípulo/a e missionário/a do Mestre Jesus Cristo. Como nos lembram os bispos, em Aparecida: "Não temos outra felicidade nem outra prioridade que não seja sermos instrumentos do Espírito de Deus na Igreja, para que Jesus Cristo seja encontrado, seguido, amado, adorado, anunciado e comunicado a todos, não obstante todas as dificuldades e resistências. Este é o melhor serviço - seu serviço! - que a Igreja tem que oferecer às pessoas e nações" (DAp 14). 
3. Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? 
Rezo a Maria, que tão bem soube ouvir e compreender a Palavra de Deus A Nossa Senhora da Anunciação 
Todas as gerações vos proclamem bem-aventurada, 
ó Maria! 
Crestes na mensagem celeste, 
e em vós se cumpriram grandes coisas, 
como vos fora anunciado. 
Maria, eu vos louvo! 
Crestes na encarnação do Filho de Deus 
no vosso seio virginal 
e vos tornastes Mãe de Deus. 
Raiou então o dia mais feliz da história da humanidade! 
Os homens tiveram o Mestre divino, 
o Sacerdote único e eterno, 
a Hóstia de reparação, 
o Rei universal! 
A fé é dom de Deus e fonte de todo bem. 
Maria, alcançai-me a graça de uma fé viva, 
forte, atuante; uma fé que salva e santifica! 
Fé no Evangelho, na Igreja, na vida eterna. 
4.Contemplação (Vida) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? 
Levo comigo a luz de Jesus Cristo. Quanto mais esta luz levar em meus olhos, minhas mãos, minhas palavras, mais iluminado estará o mundo em que vivo. 
Bênção natalina 
Jesus Menino coloque a sua mãozinha 
sobre tua cabeça 
e derrame sobre ti 
a sua luz, conforto e alegria. 
Amém! 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, 
Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 
(bem-aventurado Alberione) 
Ir. Patrícia Silva, fsp 



Ano B - Dia: 11/12/2011 - Domingo
João Batista: a voz de quem grita no deserto
Jo 1,6-8.19-28
Houve um homem chamado João, que foi enviado por Deus para falar a respeito da luz. Ele veio para que por meio dele todos pudessem ouvir a mensagem e crer nela. João não era a luz, mas veio para falar a respeito da luz. 
Os líderes judeus enviaram de Jerusalém alguns sacerdotes e levitas para perguntarem a João quem ele era. João afirmou claramente: 
- Eu não sou o Messias. 
Eles tornaram a perguntar: 
- Então, quem é você? Você é Elias? 
- Não, eu não sou! - respondeu João. 
- Você é o Profeta que estamos esperando? 
- Não! - respondeu ele. 
Aí eles disseram a João: 
- Diga quem é você para podermos levar uma resposta aos que nos enviaram. O que é que você diz a respeito de você mesmo? 
João respondeu, citando o profeta Isaías: 
- "Eu sou aquele que grita assim no deserto: preparem o caminho para o Senhor passar." 
Os que foram enviados eram do grupo dos fariseus; eles perguntaram a João: 
- Se você não é o Messias, nem Elias, nem o Profeta que estamos esperando, por que é que você batiza? 
João respondeu: 
- Eu batizo com água, mas no meio de vocês está alguém que vocês não conhecem. Ele vem depois de mim, mas eu não mereço a honra de desamarrar as correias das sandálias dele. 
Isso aconteceu no povoado de Betânia, no lado leste do rio Jordão, onde João estava batizando. 

Leitura Orante 
Em união com todos que se encontram neste ambiente virtual, iniciamos nossa Leitura Orante do Advento, com a Canção do Advento 
Ó vem, Senhor, não tardes mais! 
Vem Saciar nossa Sede de Paz! 
1. Ó vem, como chega a brisa do vento, 
Trazendo aos pobres justiça e bom tempo! 

2. Ó vem, como chega a chuva no chão 
Trazendo fartura de vida e de pão! 

3. Ó vem, como chega a luz que faltou 
Só tua palavra nos salva Senhor! 

4. Ó vem, como chega a carta querida 
Bendito carteiro do Reino da Vida! 

5. Ó vem, como chega o filho esperado 
Caminha conosco Jesus Bem amado! 

6. Ó vem, como chega o Libertador 
Das mãos do inimigo nos salva Senhor 
Melodia no blog http://leituraorantedapalavra.blogspot.com 
1. Leitura (Verdade) O que diz o texto do dia? 
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Jo 1,6-8.19-28. 
João é o "homem enviado por Deus", o profeta, o mensageiro, o porta-voz de Deus. É aquele que testemunha e anuncia a chegada do Messias. Ele é como uma sentinela que aguarda o sol despontar para gritar que o dia chegou. O interrogatório dos judeus, em Betânia, busca reconhecer a identidade de João que está se tornando bastante popular. A este interrogatório João responde que não é Elias, nem o Messias, nem o Profeta. Diz ser a "voz que clama no deserto". Mas, não deixa de ser um enigma a sua resposta, porque João fala que depois dele vem alguém de quem ele não é digno de desatar as correias da sandália. 
2. Meditação (Caminho) O que o texto diz para mim, hoje? 
Qual palavra mais me toca o coração? . O que o texto me diz no momento? 
Todos nós podemos ser como João Batista: testemunhas, discípulos e missionários de Jesus Cristo. Em Aparecida, os Bispos afirmaram: "Se não conhecemos a Deus em Cristo e com Cristo, toda a realidade se torna um enigma indecifrável; não há caminho e, ao não haver caminho, não há vida nem verdade"(DAp 22). 
3.Oração (Vida) O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Hoje, acendemos a terceira vela da Coroa do Advento - cor de rosa - e cantamos: 
A terceira vela hoje acendemos 
E cantamos: "Alegrai-vos no Senhor!" 
No deserto, uma voz escutemos: 
Praticai a justiça e o amor! 
Melodia no blog http://leituraorantedapalavra.blogspot.com 
4.Contemplação (Vida e Missão) Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Como João Batista quero ser testemunha daquelçe de quem "não sou digno de desatar as correias das sandálias". 
Bênção 
Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 
Ir. Patrícia Silva, fsp 











Nenhum comentário:

Postar um comentário