Em vez de pensar em se destruir, quebre os óculos com que se olha.
Você admira os super-heróis, os presidentes de empresas, as grandes estrelas, os modelos nas revistas, os chefes de Estado e todas essas figuras impecáveis nas fotografias; mas, e você? Você não vale mais do que uma imagem, mais do que um número?
Você pode decidir ocultar os seus limites; cedo ou tarde, seus amigos vão encontrá-los. Se resolver aceitá-los, convidará também os outros a olhá-lo sem vergonha. A pessoa que mais precisa se sentir amada não é o palhaço projetado para fora de você, mas sim o seu eu interior, com seus temores de ser rejeitado, de decepcionar, de não conseguir sair-se bem, de não ser bastante bonito.
Quando você se fecha, mostra-se como uma rocha sem falhas, alguém que não precisa de amor. Nunca se sentirá realmente amado, se não ousar praticar a esperança de revelar o seu verdadeiro rosto. Tirando a sua máscara, você convida o outro a se desarmar. Juntos vocês encontrarão uma intimidade rica em descobertas.
Não feche as entradas de seu coração para sufocar as suas emoções. Sem elas, quem é você?
Nenhuma lágrima de alegria ou de dor consegue toldar o olhar de uma pessoa vencedora.
As lágrimas, pelo contrário, limpam o olhar que você lança sobre as suas forças, e permitem que você descubra outras. Livre-se da sua cadeia de complexos. A rosa desabrocha, apesar dos espinhos que ela consegue tão bem nos fazer esquecer. Menos poderosa que os imensos luminosos, a chama da candeia brilha com tanta delicadeza que nada conseguiu ainda imitar a simplicidade da sua beleza.
Você procura a excelência. Então tente construí-Ia com humildade. Evite os movimentos bruscos do poder, pois a excelência resiste mal às ambições egoístas. Compartilhe-a, permita que outros a alcancem também. Esta é a única maneira de fazê-la aumentar. Os irrequietos afirmam que chegaram ao grande êxito, sacrificando amizades, alegria, descontração, família... para dedicar-se unicamente à competição. Ora, as pessoas verdadeiramente grandes caminham pela estrada da excelência com prazer, amor e confiança.
Se vir alguém superior a você, não o inveje, pois você desperdiçará inutilmente suas forças. O melhor não está no outro, mas no seu espírito. Por que procurar no outro o que só existe em você? No seu compromisso de tornar-se melhor, faça apenas uma pergunta: "Como poderei manifestar a felicidade, se não a trago dentro de mim?"
Quando eu for capaz de dizer claramente a mim Mesmo: "Eu me sinto bem comigo mesmo", estarei correndo um grande risco: que os outros descubram isso e cresçam com a qualidade da minha presença. Pelo meu comportamento, tento aproximar-me do grande carvalho que, em frente à minha casa, a cada primavera, não se cansa jamais de ser ele mesmo.
Para mostrar aos outros o melhor de você, primeiro conheça as suas forças através da auto-estima. Você não pode compartilhar o que Imagina não ter.
François Gervais
Nenhum comentário:
Postar um comentário