A Palavra de Deus

A Palavra de Deus

DOPAS

DOAÇÃO, ORAÇÃO, POBREZA, ALEGRIA E SIMPLICIDADE

3 de agosto de 2017

A graça da vocação é uma iniciativa amorosa de Deus

A graça da vocação é uma iniciativa amorosa de Deus

Foto: Arquivo/cancaonova.com 

A vocação que recebemos de Deus consiste numa escolha que acontece desde toda eternidade

Estamos no mês de agosto, tempo em que a Igreja no Brasil celebra as vocações. Veremos, ao longo desses dias, que a liturgia tratará, em cada semana, uma vocação, o despertar e a reflexão sobre os chamados ao sacerdócio, ao matrimônio, à vida religiosa e ao leigo consagrado respectivamente.

Deus capacita o escolhido

A palavra “vocação” significa “chamado”, o que denota uma ação de alguém que chama e alguém que é chamado. Toda vocação sempre é iniciativa de Deus. “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi” (Jo 15,16). O Senhor não só recruta como também capacita seu escolhido. “Não deverás temê-los, porque estarei contigo para livrar-te; Eis que coloco minhas palavras nos teus lábios” (Jr 1,8-9).

O vocacionado é, então, alguém escolhido por Deus, que porta um carisma, uma graça particular; é um agente do sobrenatural, aquele que traz em si algo específico para uma localidade e um tempo. Mas todos esses dons e a eficácia sobrenatural estarão submetidos à humanidade dessa pessoa, ou seja, aos seus traços e habilidades naturais e psicológicos. (cf. Rm 1,20). O dom sobrenatural supera a humanidade, mas o jeito, o temperamento, as habilidades naturais, o conhecimento e a inteligência da pessoa são as bases de suporte para sua missão.

Fundamento da vocação

Por isso, é muito importante que, no processo de reconhecer-se em sua humanidade e com os atributos que o Altíssimo lhe deu, vá também desvendando o motivo para o qual Deus a chamou, onde e no que o Senhor quer que ele desenvolva seus talentos. Qual é o fundamento de sua vocação? Para entendermos melhor, tomamos o exemplo do apóstolo Paulo, do nível de entendimento e profundidade que tinha a respeito de si e de sua missão. Ele cita quatro pontos que também precisamos saber. Em Rm 15,16-20 vemos:

Identidade – Quem ele é sob a óptica de Deus: “Ministro de Jesus Cristo entre os pagãos, exercendo a função sagrada do Evangelho de Deus”. Este é o primeiro chamado.

Finalidade da sua missão: “Levar os pagãos a aceitarem o Evangelho pela Palavra e pela ação”.

Forma que se desenvolverá sua missão: “Pelo poder dos milagres e prodígios, pela virtude do Espírito, de maneira que tenho divulgado o Evangelho de Cristo”.

Quais são os dons e habilidades que o Senhor infundiu nele para desempenhar a missão?

Campo de atuação: “Desde Jerusalém e suas terras vizinhas, tendo o cuidado de anunciar o Evangelho somente onde o Cristo ainda não era conhecido”.
Deus tem o melhor

Todos esses pontos vão sendo revelados conforme nos colocamos a caminho, pois ser vocacionado requer que se dê um sim diariamente. Paulo foi percebendo, aos poucos, essas características nos fatos de sua vida e ministério. Talvez não estejamos ainda preparados para saber de pronto tudo o que virá, mas, com certeza, Deus tem o melhor para nós. (cf. Rm 8,28). Nisso ficamos dependentes do amor do Altíssimo. O maior interessado em fazer cumprir uma vocação é o próprio Senhor, e Ele revelará tudo a Seu tempo: “Porque o Senhor Javé nada faz sem revelar seu segredo aos profetas, seus servos” (cf. Am 3,7).

Muitos daqueles que foram chamados até se assustaram num primeiro momento, indagando: “Como acontecerá isso?” (Lc 1,34); outros alegaram “não sei falar” (Jr 1,6) ou “tenho a boca e a língua pesadas” (Ex 4,10), ainda “eu não passo de um adolescente” (I Rs 3,7), prova que, nessa hora, o importante é corresponder e acreditar que Deus proverá.

A vocação é uma iniciativa de Deus

É na iniciativa de Deus, nas Suas Palavras, ações e na história pessoal que identificamos o carisma, o chamado e tudo o que comportará a missão. Ainda que esses pontos devam ser refletidos não somente pela pessoa – ser individual –, toda instituição, paróquia, grupo de oração, congregação e comunidade também possuem um específico.

Leia os fatos e siga seu coração! Boa missão e que Deus o abençoe!

Sandro Arquejada - Missionário da Comunidade Canção Nova, formado em Administração de Empresas pela Faculdade Salesiana de Lins (SP). Atualmente, trabalha no setor de Internet da Canção Nova, onde atua como produtor de conteúdo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário