A Palavra de Deus

A Palavra de Deus

DOPAS

DOAÇÃO, ORAÇÃO, POBREZA, ALEGRIA E SIMPLICIDADE

16 de janeiro de 2013

EVANGELHO (Leitura Orante) PARA QUINTA-FEIRA

Ano C - Dia: 17/01/2013 Quinta-feira
Vai mostrar-te ao sacerdote
Mc 1,40-45
Um leproso aproximou-se de Jesus e, de joelhos, suplicava-lhe: "Se queres, tens o poder de purificar-me!" Jesus encheu-se de compaixão, e estendendo a mão sobre ele, o tocou, dizendo: "Eu quero, fica purificado". Imediatamente a lepra desapareceu, e ele ficou purificado. Jesus, com severidade, despediu-o e recomendou-lhe: "Não contes nada a ninguém! Mas vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta, por tua purificação, a oferenda prescrita por Moisés. Isso lhes servirá de testemunho". Ele, porém, assim que partiu, começou a proclamar e a divulgar muito este acontecimento, de modo que Jesus já não podia entrar, publicamente, na cidade. Ele ficava fora, em lugares desertos, mas de toda parte vinham a ele. 

Leitura Orante 
"A fé cristã é, antes de tudo, um encontro com Jesus, uma pessoa que dá à vida um novo horizonte» 
(Bento XVI, encíclica "Deus caritas est», 1). 
Peça este novo horizonte, orando: 
Jesus, és o Mestre e a Verdade, ilumina-me para que eu melhor compreenda a tua Palavra. 
1.Leitura ( Verdade) - O que a Palavra diz? 
Leio atentamente o texto de hoje: Mc 1,40-45. 
Constato neste texto que esta é a primeira cura narrada no Evangelho de Marcos. 
A lepra, na Bíblia, é símbolo de exclusão, o que é um pecado. 
O leproso não podia se apresentar em público, nem conviver com pessoas sadias, pelo perigo de contágio. 
Assim, o pecado afastava, isolava e tornava a pessoa intocáveil. 
Por isso, são Paulo afirma que, com o pecado, entrou no mundo a morte (Cf Rm 5,12). 
O homem que possuia a lepra chegou perto de Jesus, ajoelhou-se e fez seu pedido de forma interessante: 
"Eu sei que o senhor pode me curar se quiser." 
Jesus sentiu compaixão daquele homem e tocou nele. Jesus toca o intocável. 
Naquela cultura, quem tocasse um leproso era contaminado. Jesus não se preocupa com o que pensarão dele. 
Vê a pessoa e não, a sua lepra. Tocou nele. E no mesmo Instante o homem ficou curado. 
2. Meditação (Caminho) - O que a Palavra diz para mim? 
Se quer ser perdoado, purificado de seus pecados, comece reconhecendo quem é Jesus: 
Deus feito homem. Depois, faça como o leproso, peça para ele purificar você, "se ele quiser". 
Este dado é importante: "se ele quiser". Deus sabe o que é melhor, o que você nem sempre sabe. 
Depois, peça a Jesus que toque em você. Lembrarm os bispos, em Aparecida: 
" Bento XVI no início de seu Pontificado, fazendo eco a seu predecessor, o Servo de Deus, João Paulo II, e proclamá-las para toda a América Latina: Não temam! Abram, abram de par em par as portas a Cristo!... quem deixa Cristo entrar a não perde nada, nada - absolutamente nada - do que faz a vida livre, bela e grande. Não! Só com esta amizade abrem-se as portas da vida. Só com esta amizade abrem-se realmente as grandes potencialidades da condição humana. Só com esta amizade experimentamos o que é belo e o que nos liberta... Não tenham medo de Cristo! Ele não tira nada e nos dá tudo. Quem se dá a Ele, recebe cem por um. Sim, abram, abram de par em par as portas a Cristo e encontrarão a verdadeira vida" (DA<15 .="." div="div" nbsp="nbsp">
3. Oração (Vida) - O que a Palavra me leva a dizer a Deus? 
Reze esta bela oração de Charles de Foucauld, colocando-se nas mãos de Deus. 
Oração do Abandono 
Meu Pai, 
Eu me abandono a ti, faze de mim o que quiseres. 
O que fizeres de mim, eu te agradeço. 
Estou pronto para tudo, aceito tudo. 
Desde que a tua vontade se faça em mim e em tudo o que tu criastes, 
Nada mais quero, meu Deus. Nas tuas mãos entrego a minha vida. 
Eu te dou esta vida, meu Deus, Com todo o amor do meu coração, 
Porque te amo e é para mim uma necessidade de amor dar-me, 
Entregar-me nas tuas mãos sem medida 
Com uma confiança infinita porque tu és Meu Pai! 
4. Contemplação (Vida) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? 
Procurarei em cada momento do dia de hoje deixar-me "tocar" pelo Senhor. 
Quero vencer aquele limite que tenho e que só eu sei. 
Quero estar livre de julgar, condenar, não perdoar, discriminar. 
Afastarei qualquer preconceito em relação às pessoas diferentes. 
Elas também são amadas por Deus.
Irmã Patricia Silva, fsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário