Lucas (5, 17 - 26)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
17Um dia Jesus estava ensinando. À sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar.
18Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. 19Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. 20Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”.
21Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: “Quem é este que assim blasfema?” Quem pode perdoar pecados senão Deus?” 22Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: “Por que murmurais em vossos corações? 23O que é mais fácil dizer: ‘teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘levanta-te e anda’?24Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar pecados — disse ao paralítico — eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa”. 25Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. 26Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: “Hoje vimos coisas maravilhosas!”
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
17Um dia Jesus estava ensinando. À sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar.
18Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. 19Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. 20Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”.
21Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: “Quem é este que assim blasfema?” Quem pode perdoar pecados senão Deus?” 22Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: “Por que murmurais em vossos corações? 23O que é mais fácil dizer: ‘teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘levanta-te e anda’?24Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar pecados — disse ao paralítico — eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa”. 25Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. 26Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: “Hoje vimos coisas maravilhosas!”
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Homilia
Deus continua a reconciliar-nos com Ele por meio de Cristo e da Igreja, como afirma São Paulo. Efetivamente, Jesus ressuscitado transmitiu aos apóstolos e à comunidade eclesial o poder do perdão: “Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados”. O perdão dos pecados foi um dos temas básicos da evangelização dos apóstolos como vemos pelo livro dos Atos.
Cumpriam assim o mandato de Cristo ressuscitado antes da Sua ascensão: correr o mundo inteiro como as testemunhas pregando, no nome do Senhor, a conversão e o perdão dos pecados. Desta forma pode a Igreja ser o “sacramento universal da salvação” de Deus para o homem pecador, para a humanidade inteira.
Segundo a Teologia, as dimensões do sacramento do perdão, também chamado penitência ou reconciliação, são basicamente três: a cristologia, a eclesial e a pessoal. A dimensão cristológica e pascal verifica-se na reconciliação do pecador com Deus em virtude do perdão universal dos pecados que se deu de uma vez para sempre na cruz redentora e gloriosa de Cristo. “No sacramento da penitência atua a força da Paixão de Cristo mediante a absolvição do sacerdote, juntamente com a colaboração do penitente que coopera com a graça de Deus na destruição do pecado” ( Santo Tomás de Aquino).
A dimensão eclesial e comunitária da reconciliação indica que o perdão de Deus ao homem se realiza também por mediação da comunidade de fé, culto e vida que é a Igreja. Do mesmo modo que o pecado tem projeção social, o seu perdão tem também referência comunitária na reconciliação com os irmãos e com Deus. É a absolvição do sacerdote que restabelece essa comunhão vital.
Finalmente a dimensão personalista do sacramento da reconciliação radica na alegre experiência pessoal do perdão de Deus, que nos regenera e reabilita, restabelecendo-nos na condição de filhos d’Ele e irmãos dos outros.
No seu ritmo celebrativo, o sacramento da penitência é e deve aparecer sempre como a festa do perdão e da reconciliação com Deus e com os irmãos.
Padre Pacheco
Nenhum comentário:
Postar um comentário