A Palavra de Deus

A Palavra de Deus

DOPAS

DOAÇÃO, ORAÇÃO, POBREZA, ALEGRIA E SIMPLICIDADE

7 de julho de 2010

Evangelho do dia Mt 10,1-7


Jesus chamou os seus doze discípulos e lhes deu autoridade para expulsar espíritos maus e curar todas as enfermidades e doenças graves. São estes os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e o seu irmão André; Tiago e o seu irmão João, filhos de Zebedeu; Filipe, Bartolomeu, Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu; Tadeu e Simão, o nacionalista; e Judas Iscariotes, que traiu Jesus. Jesus enviou esses doze homens, dando-lhes a seguinte ordem: - Não vão aos lugares onde vivem os não-judeus, nem entrem nas cidades dos samaritanos. Pelo contrário, procurem as ovelhas perdidas do povo de Israel. Vão e anunciem isto: "O Reino do Céu está perto." 




LEITURA ORANTE 
 vamos nos preparar para o encontro com Deus mediante sua Palavra, em comunhão com todos os nossos irmãos, rezando: 
Vem, Espírito Santo, nos nossos corações, 
e concede-nos, por intercessão de Maria, 
a graça de ler e reler as Escrituras. 
Concede-nos, Espírito Santo, 
a graça de reconhecer a obra de Deus atuante na História 
e a sua presença de misericórdia. 
Amém. 
1. Leitura (Verdade) O que diz o texto do dia? 
Leio atentamente o texto: Mt 10,1-7, e observo pessoas que Jesus chama e o que lhes recomenda. 
Jesus não chamou para seu grupo os mais preparados do seu tempo, mas, os mais disponíveis. Chamou simples pescadores - Pedro, André, Tiago, João. Chamou o cobrador de impostos. Chamou gente simples. Não significa que discriminou. Apenas, significa que o coração mais simples está livre de muitas preocupações. E os chamados recebem o mesmo poder de Jesus: anunciar o Reino, expulsar os espíritos maus e curar todas as doenças, uma missão de libertar as pessoas de todos os males. Rejeitar os apóstolos é rejeitar a salvação. 

2. Meditação (Caminho) O que o texto diz para mim, hoje? 


Sou livre para seguir Jesus? Pelo batismo todo cristão é chamado a seguir Jesus de acordo com seu estado de vida. Os bispos, em Aparecida, falam deste chamado: 
"A admiração pela pessoa de Jesus, seu chamado e seu olhar de amor despertam uma resposta consciente e livre desde o mais íntimo do coração do discípulo, uma adesão de toda sua pessoa ao saber que Cristo o chama por seu nome (cf. Jo 10,3). É um "sim" que compromete radicalmente a liberdade do discípulo a se entregar a Jesus, Caminho, Verdade e Vida (cf. Jo 14,6). É uma resposta de amor a quem o amou primeiro "até o extremo" (cf. Jo 13,1). A resposta do discípulo amadurece neste amor de Jesus: "Te seguirei por onde quer que vás" (Lc 9,57). (DAp,136). 



3.Oração (Vida) O que o texto me leva a dizer a Deus? 


Senhor Jesus, eu creio que estou na tua presença 
e te adoro profundamente. 
Ilumina a minha inteligência e fortifica a minha vontade, 
de modo que a minha vida seja, aos poucos, 
transformada pelo encontro contigo. 
Liberta-me de tantas coisas que me oprimem, 
ensina-me a evitar a dispersão 
em muitos interesses superficiais; 
ajuda-me na busca contínua da tua vontade. 
Espírito Santo, cria em mim um coração novo, 
capaz de amar todas as pessoas. 
Que a minha oração seja sustentada 
pela intercessão de Maria, Mãe da Igreja 
e modelo de disponibilidade à voz de Deus. 
Amém. 

4.Contemplação (Vida e Missão) Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 


Meu novo olhar é de atenção aos vários chamados de Jesus. 
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós. 
Bênção 
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário