A Palavra de Deus

A Palavra de Deus

DOPAS

DOAÇÃO, ORAÇÃO, POBREZA, ALEGRIA E SIMPLICIDADE

13 de julho de 2010

A era do clic 
Pe. Zezinho, scj 

          Há cinqüenta anos atrás era muito mais difícil adquirir uma casa ou alguns bens pessoais. Não se sonhava com muita coisa. O capitalismo nos vendeu sonhos a prestações e a maioria das pessoas comprou a felicidade agora, pagável a longo prazo. 
           A vida foi sendo facilitada. Modernizou-se tanto que hoje a maioria das coisas dependem de um botão. O tais botões e seus respectivos clics abrem e fecham portas e portões, comandam carros, ligam e desligam a televisão, fazem funcionar enormes máquinas, abrem comportas, controlam aviões no ar, encostam embarcações no cais e nos colocam em questão de segundos em diálogo com alguém do outro lado do mundo. Entramos na era do clic. Uma geração inteira não sabe mais viver sem clicar. 
        Se o clic facilitou nossa vida a ponto de até cozinharmos de longe, operarmos de longe uma vesícula, comandarmos tudo sentados no sofá. As crianças brincam com carrinhos e aviões acionado botões. Tudo ficou mais caro e mais desafiador. Muitos acabam por pensar que a vida também não passa de uma sucessão de clics. Mundo mágico! Basta estalar os dedos e apertar o botão, repetir algumas frases, cheirar um pó ou injetar uma agulha que acontecem o amor, o dinheiro, o emprego, a viagem mental, a graça de Deus e o sucesso. Como quase tudo o que depende de um clic custa mais caro, a vida não sai por menos. Isso inclui igrejas que lhe garantem que se você orar deste ou daquele jeito vai com seguir a sua graça, desde que esteja me dia com o seu dízimo. A coisa é dita sem rebuços nem meandros no rádio e na televisão. -Dê que Deus dá ou dê ao Deus que lhe deu... Se quer mais milagres ajude-nos a erguer mais um templo ou a pagar as dívidas de nossa comunicação digital. 
       Ainda não percebemos que é possível cultivar flores sem sujar as mãos no barro, mas que há uma enorme diferença entre quem abre o sulco, poda, cultiva e colhe e o que manda a máquina fazer isso por ele. Há coisas que só fazem sentido quando nascem de nosso esforço. 
         Milhões de pessoas, em milhares de firmas e igrejas estão hoje criando o nosso clic de cada dia. Mas teremos que pagar pelo botão que aciona aquele clic. Se é isso o que queremos, talvez um dia tenhamos gente paga para por a comida na nossa boca e até, à moda o cauim, mastigar por nós. Mas acabaremos atrofiados. Milhões já estão. Pagam para que alguém pense por eles e lhes diga todas as manhãs o que devem ou não devem fazer naquele dia. Pagam o pregador para lhe garantir que Deus perdoou e abençoará o novo empreendimento, porque há pregadores que não fazem nada de graça. O clic da fé também tem o seu preço! 
      Não são poucos os que nos ensinam o que devemos dizer a Deus, ou o quanto devemos pagar para ter o céu garantido...Há livros com mais de 300 orações, algumas delas com anotação de que são infalíveis e Deus as atende garantidamente... As pessoas querem respostas prontas e as recebem, como quem quer vestido pronto e o encomenda. Se mais tarde serve ou não serve já é outro departamento... Paulo afirmou na 2 Timóteo capitulo 4, que haveria, no futuro, pregadores dispostos a dizer-nos o que gostaríamos de ouvir. Como muitas pessoas não querem a verdade e, sim, palavras bonitas e gostosas de ouvir, por uma modesta contribuição elas recebem palavras bonitas e gostosas de ouvir: 
        Você é único. Não deixe ninguém prejudicar a sua individualidade que é o dom mais precioso que você tem. Resgate o seu eu. O demônio e o mundo o seqüestraram. Você foi escolhido, você foi eleito, Deus o ama, Deus tem uma mensagem para você, hoje, agora, porque você é especial. Entre para o nosso grupo que verá coisas especiais acontecendo para gente especial. Não abra mão de seguir o seu coração e os seus sonhos. Converta-se agora, já, mas do nosso jeito, porque do outro jeito não seria conversão. Escolha entre ficar aí onde está e vir conosco. Não sofra mais ai onde você está. Aqui Deus opera. Quem veio para cá não sofre mais. Aí, na sua igreja de agora, ou vai demorar muito ou nada vai acontecer, porque fora de nosso grupo há muito pecado. Venha conosco porque aqui o demônio é derrotado! E quem nos questionar está questionando a verdade. 
        Eles nem percebem que passaram dos limites. O modo como nos falam dá a entender que a graça nos dias de hoje passa apenas pelo grupo deles. Também a Igreja católica só será católica de verdade se passar pela mística deles. Não dizem, mas excluem a salvação por outras místicas. Em alguns casos dizem abertamente. Você pode comprar os DVDs deles pelo correio ou em suas lojas. Está lá, sem disfarce a mensagem do clic aqui. Eles foram chamados para clic , clic, clic, e clic salvarem a nossa Igreja. Fulano entrou, clicou e está salvo. Só não falam do Sicrano que entrou clicou, aderiu e depois saiu e hoje está em tratamento psiquiátrico por conta do excesso de exposição a uma doutrina excludente, que vê pecado nos outros e detecta o anticristo e o inimigo em tudo, menos no grupo deles. Voltamos à Idade Média onde tudo que não era explicável era demônio do ar , do pântano ou até do repolho. Hoje dizem que ele comanda os mosquitos da dengue. E o dizem durante a missa, na televisão para milhões de expectadores simples. Nenhuma censura! 
     A Igreja antes deles era uma coisa. Agora é outra. Devem até responder diferente à pergunta: -És cristão? Está lá nos livros e CD´s desses irmãos. Agora, com eles, as respostas são outras. Até o catecismo deve mudar! Dirão que interpretamos mal, mas está lá em português claro, legível e audível. Tenho mais de quarenta fitas com tais mensagens, ditas em estádios cheios de gente. Um dia toda a Igreja será do jeito deles! Eles serão a Igreja... Eu estive lá no dia desta pregação! Vi a mesma pregação num outro estádio feito por uma aguerrida pastora de igreja pentecostal. O discurso é o mesmo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário