A Palavra de Deus

A Palavra de Deus

DOPAS

DOAÇÃO, ORAÇÃO, POBREZA, ALEGRIA E SIMPLICIDADE

11 de novembro de 2011

REAÇÃO

Reagir é viver. Quem não reage certo, morre. 
Quem se relaciona bem tem chance maior de reagir bem. Sendo relacionais e reacionais, somos frutos de relações e reações. E são as boas relações junto às boas reações que nos torna pessoas felizes. 
As más relações e as más reações, ou demonstram que não somos ou que ao estamos felizes. Quem não aprende uma e outra não aprendeu sabedoria. 
A verdade é que nossas reações acabam revelando quem somos. Se reagimos mal tardiamente explosiva, intempestivas, falsa ou violentamente, é bom rever-nos. 
Se isto é freqüente, então convém repensar nossas relações e reações. Estamos doentes na alma. 
Ninguém consegue ser ator a vida toda. Nossas reações revelam como anda nosso id, nosso ego e nosso superego. 
Alguns indivíduos não percebem e relutam em admitir, mas fama, dinheiro, poder, religião, política, arte não poucas vezes invadem de tal forma a pessoa que ela se torna ridícula, prepotente e pequena de alma. Reage errado quando questionada. 
Nossa relações também revelam se queremos ser apenas humanos ou se já caímos na tentação de nos vermos como semi deuses só porque somos aplaudidos, elogiados, idolatrados e incensados pelo grupo, pela política, pela mídia, pela igreja ou só porque vendemos milhões de exemplares de alguma coisa... 
A vaidade já derrubou Salomão e seu excesso de marketing, a ira derrubou Gedeão e Sansão e a luxúria Davi e a ganância derrubou Simão e o prestiditador e mago. Ele achou que podia misturar dinheiro com religião. Faltou pouco para ser amaldiçoado. 
Os filhos de Ceva brincaram de exorcismo e se deram mal. Saíram arranhados de sua brincadeira de expulsar demônios. 
Não dá para fingir bondade ou fé a vida inteira. Nem fingir amor e casamento. 
Ou nossas relações são honestas ou perderemos a pose. Salomão que ergueu um magnífico Templo para Javé, fez para si um palácio ainda maior e mais rico. Disse que vira Deus duas vezes, mas acabou adorador de Quemós e Astarte. 
O marketing do reino e da fé trouxe muita fama e dinheiro a Salomão, mas foi também a sua derrota. Ele usou Deus para ser o cara mais do seu tempo! 
O mundo está repleto de pessoas que não transversalizam nem essencializam. Adoram a tangente e o acidental. O mundo ao redor está pegando fogo e eles estão discutindo moda, vinho, wiskey, roupas e sapatos, o último gol do Neymar, a última canção do padre X ou do pastor Y. O resto não é com eles. 
Vivem de amenidades. De tão amenas acabam obscenas e fora de cena. Não peçamos para falarem de políticos que ferem o povo. Não falarão. Se tiverem nas mãos dois álbuns de canções um deles abordando temas sócio-políticos, desemprego, violência, corrupção, droga e o outro com 12 canções de louvor tocarão o segundo na sua emissora. Para eles religião é só louvor. O mundo será salvo pelos que louvam. 
Não é o que diz a bíblia. Ela vai ao essencial. Jesus disse que se salvará e quem salvará: os que cuidam dos outros e elevam os caídos; os samaritanos, os que dão de comer e beber e pensam na libertação do outro. A esses ele chama de benditos do Pai. 
E diz que apenas gritar: Senhor, Senhor, não resolve os problemas do mundo. Ele nem vai reconhecer tais pessoas como discípulos dEle. 
Vai mais longe e radicaliza ainda mais quando em Matheus 7, 15 - 22, diz que expulsadores de demônios, operadores de cura e convertedores de gente não terão vez com Ele porque isso não é essencial. 
Chega a dizer em Matheus 5, 23 que se alguém está para louvar e se lembra do irmão sem paz, mande o louvor esperar e vá primeiro criar paz ao seu redor. Só depois venha louvar! 
Se é verdade que o louvor a Deus é a atitude mais importante de uma vida, também é verdade que a busca da paz entre as pessoas é mais urgente. 
O louvor pode esperar, mas a reconciliação é para hoje, agora, já. 
A Bíblia que eu li e leio me diz que se há um tsunami em algum lugar do mundo com milhares de mortes e milhares com fome e se houver uma gôndola no supermercado recolhendo agasalhos e roupas, não basta eu orar por aqueles pobrezinhos da Índia e da Indonésia ou de Alagoas. Tenho que ir ao meu armário e ajuntar o que puder para eles e passar naquela gôndola deixando lá a minha oferta. 
Dar dinheiro para uma torre de rádio e de televisão lá longe e nas duas creches e a casa do ancião no meu bairro, é escolher errado. 
Mais importante do que anunciar Jesus, é cuidar dos que Jesus quer vivos, com comida, remédio e agasalho. 
Muita gente não entende isso porque escolheu o acidental e não o essencial; optou pelo tangencial e não pelo transversal; deu mais importância ao gosto do tempero do que a substancialidade da sopa. 
Não admira que centenas de pregadores andam servindo a sopa rala da fé, com tempero forte de cantos de louvor e fervores, a um povo que precisa de mais conteúdo e mais doutrina e mais fraternidade. 
É como se alguém fosse ao médico católico e este, piedoso, ao invés de receitar boa alimentação, cirurgia ou remédios, dissesse ao paciente, vá em paz, cante estes cantos deste CD e louve a Deus que Ele o curará!... 
Nem ele, o médico, nem o padre, nem o pastor podem dar esta solução para as cruzes do povo. 
Pe. Zezinho, scj 

A COMUNHÃO DOS SANTOS

O Sermão da Montanha é o programa do Reino dos Céus. É o Reino proclamado por João Batista e, depois, pelo próprio Jesus. Em Mateus, Jesus faz a Sua proclamação no alto de uma montanha, como momento inaugural do Seu ministério na Galileia. Moisés, também no alto da montanha, recebeu de Deus as Tábuas da Lei e os Mandamentos. Agora, é Jesus, que, no Seu anúncio do programa do Reino, transmite as oito bem-aventuranças aos discípulos que vêm a Ele, no alto.
O estado de felicidade, associado à prática dessas bem-aventuranças, enche de esperança e atrai quem ouve Jesus. Nas bem-aventuranças, encontramos valores universais, que podem ser estendidos e acolhidos por todos. Ser bem-aventurado é ser santo. A Igreja, segundo o Catecismo da Igreja Católica, é comunhão dos santos. Essa expressão designa, primeiro, as coisas santas, ressaltando, antes de tudo, a Eucaristia, que une os fiéis em Cristo. Em segundo lugar, designa a comunhão das “pessoas santas” em Cristo, que “morreu por todos”.
Cremos na comunhão de todos os fiéis em Cristo, dos que são peregrinos na terra, dos que faleceram e estão terminando a sua purificação, dos bem-aventurados do céu, formando todos, juntos, uma só Igreja e cremos também que, nesta comunhão, o amor misericordioso de Deus e de Seus santos estão sempre à escuta de nossas orações.
Todos os santos e todas as santas de Deus, rogai por nós que recorremos a vós!
Dom Eurico S. Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)

SEMÁFOROS INTERIORES

Um dos sinais de trânsito mais conhecidos é o semáforo. Este sinalizador é de fundamental importância para a segurança dos pedestres e dos motoristas. Desobedecê-lo é colocar em risco a própria vida e também a de outras pessoas. Muitos já desobedeceram ao que o semáforo indicava e o resultado não foi bom. Ou foram vítimas de um acidente ou então receberam uma multa.
Segundo o Código Nacional de Trânsito, avançar um sinal vermelho é uma violação gravíssima às normas impostas. O motorista que comete tal falta perde sete pontos em sua carteira de habilitação. Diante de tal gravidade que pode ocorrer quando o sinal está vermelho, melhor será para o condutor do veículo obedecer.
No entanto, sabemos que nem todos os motoristas e pedestres respeitam os sinais de um semáforo. Diante da imprudência de tal atitude o resultado nem sempre é positivo. Muitos já perderam a vida e outros tantos a roubaram de seus semelhantes. Atitudes inconsequentes têm resultados trágicos.
O coração humano é um grande semáforo. Ele nos indica qual a postura que devemos ter diante das mais variadas situações da vida. Porém, é preciso reconhecer as cores que nos indicam o que devemos fazer diante das encruzilhadas de nossas opções!
Sinal vermelho do semáforo do nosso coração indica que é tempo de parar. A pressa em chegar pode nos fazer provar o amargo das emoções que ainda estão verdes. Ultrapassar o sinal vermelho é arriscado e perigoso. Podemos causar acidentes que deixarão graves sequelas no coração de quem não era culpado. 
Respeitar o pedestre é sempre prioridade nas leis de trânsito. Nas leis do coração a mesma atitude é fundamental. Respeitar aqueles que cruzam as esquinas de nossa alma e caminham lado a lado conosco é atitude de um cristão consciente!
Sinal amarelo é sempre de atenção. Olhar para os dois lados da vida e ver qual deles nos oferece mais segurança! Parar e observar se a nossa pressa não poderá ser interrompida por alguém que vem em alta velocidade e ainda não aprendeu a respeitar os semáforos de nosso coração é imprescindível. Buscar a segurança necessária para que não sejamos vítimas de nossos próprios descuidos é cuidar com atenção de nosso coração.
A esperança é verde. Quando o semáforo de nossa alma nos indicar que podemos seguir em frente não hesitemos. Com segurança poderemos trilhar os mais belos caminhos e descobrir as mais lindas paisagens escondidas nas curvas de nossa alma.
Há muitos corações congestionados com sentimentos confusos. Há ainda semáforos queimados que precisam ser trocados. Um semáforo que não serve para nos indicar com segurança o nosso caminho se torna sucata. Jesus é o grande Semáforo da nossa vida. Ele nos indica qual é o melhor caminho que devemos seguir.
Nem sempre o verde da esperança estará nos indicando que podemos seguir em segurança. O vermelho do proibido, muitas vezes, vai salvar nossa vida de tristes acidentes emocionais. A atenção do amarelo vai nos garantir que precisamos parar e olhar para a vida com mais cuidado.
Para a pecadora arrependida o vermelho da hora de parar foi aceso. O jovem rico recebeu o sinal amarelo da atenção: era preciso parar e rever as escolhas que estava fazendo. Judas estava com o semáforo de seus sentimentos quebrado. Não havia prestado atenção que o sinal amarelo indicava o vermelho que iria chegar. Não olhou e foi atropelado pelos próprios erros. Maria Madalena descobriu em uma manhã de ressurreição o sinal verde de novas possibilidades.
Nos semáforos do coração encontramos a segurança necessária para caminharmos pela vida de mãos dadas com um tempo novo. Jesus nos dá sinais de trânsito livre e seguro no cotidiano dos congestionamentos de nossa alma.
Padre Flávio Sobreiro

8 de novembro de 2011

EVANGELHO DO DIA (Terça-feira)

Ano A - Dia: 08/11/2011
Lc 17,7-10
Jesus disse: 
- Façam de conta que um de vocês tem um empregado que trabalha na lavoura ou cuida das ovelhas. Quando ele volta do campo, será que você vai dizer: "Venha depressa e sente-se à mesa"? Claro que não! Pelo contrário, você dirá: "Prepare o jantar para mim, ponha o avental e me sirva enquanto eu como e bebo. Depois você pode comer e beber." Por acaso o empregado merece agradecimento porque obedeceu às suas ordens? Assim deve ser com vocês. Depois de fazerem tudo o que foi mandado, digam: "Somos empregados que não valem nada porque fizemos somente o nosso dever." 
Leitura Orante 
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando, com todos que se encontram na web: 
Graça e Paz a todos os que se reúnem aqui, na web, em torno da Palavra. Juntos, rezamos ou cantamos o Salmo 94: 
(Se, em grupo, pode ser rezado em dois coros ou um solista e os demais repetem) 
- Venham, ó nações, ao Senhor cantar (bis) 
- Ao Deus do universo, venham festejar (bis) 
- Seu amor por nós, firme para sempre (bis) 
- Sua fidelidade dura eternamente (bis) 
- Toda a terra aclame, cante ao Senhor (bis) 
- Sirva com alegria, venha com fervor (bis) 
- Nossas mãos orantes para o céu subindo (bis) 
- Cheguem como oferenda ao som deste hino (bis) 
- Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito (bis) 
- Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito (bis) 
Ó Jesus Mestre, Verdade-Caminho-Vida, tem piedade de nós. 
1. Leitura (Verdade) O que diz o texto do dia? 
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Lc 17,7-10 
O discípulo é alguém que serve. É aquela pessoa que aprendeu a superar o próprio egoísmo. Compreendeu a sua missão de discípulo servidor e reconhece até, ser um "servo inútil", quer dizer não é indispensável. Há uma outra compreensão desta expressão. Os santos a entenderam assim: o discípulo apenas é um instrumento de Deus, um canal do qual Deus se serve para comunicar a sua graça, o seu amor. O canal por si não realiza nada. É preciso que a graça de Deus passe por ele, É Deus quem age! 
2. Meditação (Caminho) O que o texto diz para mim, hoje? 
Pensando na forte expressão "somos servos inúteis" ou na tradução que li " empregado que não vale nada", recordo-me das palavras sábias e experientes do bem-aventurado Tiago Alberione, ao reler a história de Deus na sua vida. Disse ele: "Sou como um "semicego" (AD 202), iluminado e guiado passo a passo; uma vez mais o instrumento inadequado" (cf. AD 209) 
Os bispos na Conferência de Aparecida lembraram: "Jesus convida a nos encontrar com Ele e a que nos vinculemos estreitamente a Ele porque é a fonte da vida (cf. Jo 15,1-5) e só Ele tem palavra de vida eterna (cf. Jo 6,68). Na convivência cotidiana com Jesus e na confrontação com os seguidores de outros mestres, os discípulos logo descobrem duas coisas originais no relacionamento com Jesus. Por um lado, não foram eles que escolheram seu mestre foi Cristo quem os escolheu. E por outro lado, eles não foram convocados para algo (purificar-se, aprender a Lei...), mas para Alguém, escolhidos para se vincular intimamente a sua pessoa (cf. Mc 1,17; 2,14). Jesus os escolheu para "que estivessem com Ele e para enviá-los a pregar" (Mc 3,14), para que o seguissem com a finalidade de "ser d'Ele" e fazer parte "dos seus" e participar de sua missão. (DA,131). 
E eu me interrogo: Como é meu discipulado? Tenho consciência de que sou uma pessoa escolhida por Deus para seu serviço? De que sirvo a Deus e não a mim mesmo? 
3.Oração (Vida) O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Rezo, espontaneamente, com salmos e concluo com a oração do bem-aventurado Alberione, cuja festa celebramos no dia 26 de novembro. 
"Jesus, Mestre: 
que eu pense com a tua inteligência, com a tua sabedoria. 
Que eu ame com o teu coração. 
Que eu veja com os teus olhos. 
Que eu fale com a tua língua. 
Que eu ouça com os teus ouvidos. 
Que as minhas mãos sejam as tuas. 
Que os meus pés estejam sobre as tuas pegadas. 
Que eu reze com as tuas orações. 
Que eu celebre como tu te imolaste. 
Que eu esteja em ti e tu em mim. Amém". 
4.Contemplação (Vida e Missão) Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Sinto-me discípulo/a de Jesus. 
Meu olhar deste dia será iluminado pela presença de Jesus Cristo, acolhido no meu coração e no coração das demais pessoas. 
Bênção 
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 
Irmã Patrícia Silva, fsp

EVANGELHO DO DIA (Quarta-feira)

Ano A - Dia: 09/11/2011

Jo 2,13-22
Alguns dias antes da Páscoa dos judeus, Jesus foi até a cidade de Jerusalém. No pátio do Templo encontrou pessoas vendendo bois, ovelhas e pombas; e viu também os que, sentados às suas mesas, trocavam dinheiro para o povo. Então ele fez um chicote de cordas e expulsou toda aquela gente dali e também as ovelhas e os bois. Virou as mesas dos que trocavam dinheiro, e as moedas se espalharam pelo chão. E disse aos que vendiam pombas: 
- Tirem tudo isto daqui! Parem de fazer da casa do meu Pai um mercado! 
Então os discípulos dele lembraram das palavras das Escrituras Sagradas que dizem: "O meu amor pela tua casa, ó Deus, queima dentro de mim como fogo." 
Aí os líderes judeus perguntaram: 
- Que milagre você pode fazer para nos provar que tem autoridade para fazer isso? 
Jesus respondeu: 
- Derrubem este Templo, e eu o construirei de novo em três dias! 
Eles disseram: 
- A construção deste Templo levou quarenta e seis anos, e você diz que vai construí-lo de novo em três dias? 
Porém o templo do qual Jesus estava falando era o seu próprio corpo. Quando Jesus foi ressuscitado, os seus discípulos lembraram que ele tinha dito isso e então creram nas Escrituras Sagradas e nas palavras dele. 
Leitura Orante 
Preparo-me para a Leitura Orante, fazendo uma rede de comunicação e comunhão em torno da Palavra com todas as pessoas que circulam neste ambiente virtual. 
Graça e Paz a todos os que se reúnem aqui, na web, em torno da Palavra. 
Juntos, rezamos ou cantamos o Salmo 94: 
(Se, em grupo, pode ser rezado em dois coros ou um solista e os demais repetem) 
- Venham, ó nações, ao Senhor cantar (bis) 
- Ao Deus do universo, venham festejar (bis) 
- Seu amor por nós, firme para sempre (bis) 
- Sua fidelidade dura eternamente (bis) 
- Toda a terra aclame, cante ao Senhor (bis) 
- Sirva com alegria, venha com fervor (bis) 
- Nossas mãos orantes para o céu subindo (bis) 
- Cheguem como oferenda ao som deste hino (bis) 
- Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito (bis) 
- Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito (bis) 
1. Leitura (Verdade) O que diz o texto do dia? 
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Jo 2, 13-22. 
O Evangelho nos fala do templo, que é símbolo da religião. Em Jerusalém, no tempo de Jesus, o templo era o lugar privilegiado de encontro com Deus. A celebração da Páscoa consumia grande quantidade de bois, ovelhas e pombas; com licença das autoridades do templo, um átrio se convertia em estábulo ou mercado. Para o tributo do templo ou para oferendas voluntárias, o povo que vinha de outros países tinha que trocar dinheiro. Jesus chega a Jerusalém por ocasião da festa de Páscoa, e expulsa todos do templo: os comerciantes, e também os próprios animais do sacrifício. Simbolicamente, ele expulsou o culto praticado ali. (Zc 14,21) 
"O zelo por tua casa me devora", diz Jesus tomando as palavras do Salmo 69,10. Jesus quer purificar o templo que se transformara em lugar de comércio, de troca de moeda, de exploração do povo pobre e de enriquecimento da classe sacerdotal. A ação de Jesus podia ser interpretada por seus contemporâneos na linha dos protestos proféticos contra a profanação da casa de Deus. Purificar, limpar aquele templo era o sinal de que a era messiânica havia chegado. A ação de Jesus era grave porque o templo era o centro econômico, político e ideológico do judaísmo daquela época. Jesus estava atacando a raiz da estrutura social. 
2. Meditação (Caminho) O que o texto diz para mim, hoje? 
A reação de Jesus diante dos vendedores e cambistas que comerciavam dentro do templo de Jerusalém, serve para nós como uma exortação para que não instrumentalizemos as coisas de Deus, como suporte dos nossos interesses. Ao mesmo tempo em que nós devemos respeitar a casa de Deus como um lugar sagrado, de recolhimento e oração, nós também precisamos fazer do nosso interior um templo sagrado onde habita Deus. Assim como Jesus expulsou os vendilhões do templo, nós também com toda determinação necessitamos expulsar do nosso coração tudo o que possa transformar o nosso interior numa casa de negócios, onde paire os pensamentos maus, interesseiros e as más intenções. "O zelo por tua casa me devora". O bem-aventurado Alberione transmitiu à Família Paulina uma espiritualidade integral que engloba toda a pessoa: mente, vontade e coração. Segundo ele, nossos pensamentos motivam nossos sentimentos e estes, determinam as nossas ações. Pense um pouco: o que tem ocupado os seus pensamentos? - As motivações que tenho são saudáveis para a minha vida e a dos meus irmãos? Tenho dificuldade em perdoar, deixando " ïnutilidades" no meu coração? Confio em Deus? 
3.Oração (Vida) O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Rezo, espontaneamente, com salmos e concluo com a oração do bem-aventurado Alberione, cuja festa celebramos no dia 26 de novembro. 
"Jesus, Mestre: 
que eu pense com a tua inteligência, com a tua sabedoria. 
Que eu ame com o teu coração. 
Que eu veja com os teus olhos. 
Que eu fale com a tua língua. 
Que eu ouça com os teus ouvidos. 
Que as minhas mãos sejam as tuas. 
Que os meus pés estejam sobre as tuas pegadas. 
Que eu reze com as tuas orações. 
Que eu celebre como tu te imolaste. 
Que eu esteja em ti e tu em mim. Amém". 
4.Contemplação (Vida e Missão) Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Sinto-me discípulo/a de Jesus? 
Meu olhar, neste dia, será iluminado pela presença de Jesus Cristo, acolhido no meu coração, sua morada e Templo. 
Bênção 
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 
Irmã Patrícia Silva, fsp

AS DORES DA FÉ

Poucos povos sofreram tanto a dor da fé quanto o povo hebreu. 
EVER pode ser traduzido como NÔMADE, sujeito que passa, peregrino, mas era também: o que barganha. 
EVER se torna IVRI e IVRI se torna Hebreu. 
Seria esta a origem primeira dos Hebreus, povo que se formou a partir do clã de AVRAM: pai de muitos. Mais tarde AVRAAM: pai de muitostos. Tudo começou por volta de 1850 a 1800 a.C. 
O clã saíra da Caldeia em busca de um lugar para viver e da chance de adorar em paz o seu deus que ainda não era único, mas estava acima dos deuses. Um dia ele seria proclamado o único Deus que existe. 
Naqueles séculos, quem quisesse prosperar ia para o Egito que seriam os USA ou a Austrália da época. Os hebreus não foram. Ficaram na sua terra pobre, nômades, pastores ______. Não se misturavam. A fé no seu Deus único e na sua vocação de povo especial incomodava os povos nos vizinhos e os outros quais mais tarde eles se inseririam e cujas leis aceitariam, desde que pudessem cultuar seu Deus especial. O seu Deus especial ainda não tinha um nome específico. 
Mas ele não era como os outros deuses, nem o povo hebreu era como os outros povos. 
Abraão, Isaque, Jacó, seus doze filhos e os filhos destes filhos mais as filhas, esposas e concubinas formaram um povo teimoso, combativa, que não se dobrava e vendia caro sua vida e sua liberdade. 
O inimigo poderia vencê-los e até subjugá-los, mas nunca desmantelá-los. 
Os hebreus não se dobravam. 
Um dia eles ganharam um apelido: Ish Ra el, o nome novo veio para adjetivar o patriarca Jacó de quem se contava que brigara uma noite inteira com um anjo, um enviado desse Deus estranho e não se dobrou até que ferido na coxa, sinal de derrota honrosa não soltou o anjo sem que este lhe desse uma palavra boa (benedictio) uma bênção. 
Foi apelidado de "o homem (Ish) que lutou (Ra) com Deus (el)". "El" era o nome que davam ao Deus que adoravam. 
Foram séculos de formação. 
Um dia bateu a seca e a fome. Foram para o Egito comprar alimento. 
Lá um dos seus mal amados, chamado José, que fora vendido pelos próprios irmãos prosperavam. Era o primeiro ministro do rei. De escravo chegara ao segundo posto. 
O clã, perdoado e reconciliado mudou-se para o Egito. 
Mas não era de se misturar.
Cresceu e prosperou fazendo o que mais sabia: comércio! 
Estavam enriquecendo. 
Então o rei os derrotou. 
Tratou-o como se trata o pão ázimo. Criou um povo ázimo. Estava frito e cozido, mas proibido de crescer. 
Em menos de cinqüenta anos seria extinto. 
Aí entra Moisés, o maior nome aceito pelo povo hebreu, já agora israelitas. 
Ele não poderia ter sido concebido. Deveria ter sido abortado. A mãe se negou a abortá-lo e a matá-lo. Confiou em "El" e o pôs num cestinho de junco. "El" o salvaria. 
A história é belíssima, embora haja quem a negue. 
O menino foi encontrado por ninguém menos que uma das princesas do Egito.
Ela não quis saber a origem do bebê. Era um rejeitado e ela queria um filho. Trouxe-o para o palácio e deu-lhe o nome de Mosheh, Moisés, salvo das águas. 
O menino hebreu que a mãe não abortara cresceu como filho de princesa e com status de príncipe, não herdeiro, mas da nobreza. 
Ele não sabia da sua origem. 
Quando soube que sua irmã Maria o pusera num cesto assumiu sua identidade, como José o ex-escravo, assumira a sua. 
Hebreu ou israelita nunca nega sua origem. Como óleo em água convive, mas não se misturam. 
Sacudido vai para baixo. 
Em tempos de decantação fica por cima. 
Chegou o dia de Moisés ir para baixo. Sacudiu e foi sacudido. Ao ver um homem do seu povo ser torturado, não hesitou: matou o torturador. 
Sendo príncipe não foi morto. Exilaram-no. 
No exílio o Salvo das águas, Moisés voltou a ser pastor e nômade. 
Casou-se! Fez família. 
Cont.: 
Padre Zezinho scj