A Palavra de Deus

A Palavra de Deus

DOPAS

DOAÇÃO, ORAÇÃO, POBREZA, ALEGRIA E SIMPLICIDADE

24 de abril de 2010

Evangelho para o Domingo
Jo 10,27-30

As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e por isso elas nunca morrerão. Ninguém poderá arrancá-las da minha mão. O poder que o Pai me deu é maior do que tudo, e ninguém pode arrancá-las da mão dele. Eu e o Pai somos um.

Leitura Orante

Vamos nos preparar  para a Leitura Orante, invocando o Espírito Santo:
Espírito Santo, dai-nos o dom do conselho, que ilumina a nossa vida E orienta a nossa ação segundo vossa Divina Providência.
1. Leitura (Verdade) O que diz o texto do dia?
Lemos novamente com muita atençao e lentamente o texto do dia: Jo 10,22-30. "Minhas ovelhas ouvem minha voz"
Vamos observar  o local, a ocasião, o fato em si, que pessoas participam e que assunto é tratado. O povo se diz ainda em dúvida. Jesus, então, deixa claras algumas coisas:
1º O seu poder é o poder do Pai.
2º Ele conhece quem é do seu rebanho, quem escuta sua voz e o segue.
3º Jesus afirma que ele e o Pai são um. Revela a sua verdadeira identidade.
2. Meditação (Caminho) O que o texto diz para nós, hoje?
É este Jesus do Evangelho que nós conheçemos e seguimos? Escutamos o a sua voz e depois, o siguimos? Ou temos um Deus que nós imaginamos, inclusive de acordo com as nossas necessidades? Deixamos que  Deus nos conheça ou vivemos longe, mascarando a nossa fé com crendices? Buscamos o Deus das consolações ou as consolações de Deus? Os bispos, em Aparecida, disseram: "Os cristãos precisam recomeçar a partir de Cristo, a partir da contemplação de quem nos revelou em seu mistério a plenitude do cumprimento da vocação humana e de seu sentido. Necessitamos fazer-nos discípulos dóceis, para aprendermos dEle, em seu seguimento, a dignidade e a plenitude da vida". (DA 41).
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

3.Oração (Vida) O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezo, o salmo 23 ( em adaptação do Padre Zezinho, scj)
Meu pastor és tu, Senhor. Eu não reclamo desta vida. Cuidas muito bem de mim me levas a descansar onde floresce a grama e levar-me a beber das águas mais gostosas me dás a cada novo dia. Um pouco mais de alegria és justo, é muito bom Senhor. Se eu tivesse que andar por um caminho escuro, se eu corresse algum perigo ao caminhar eu não teria medo eu sei qual é o segredo. Eu sei que o teu cajado me defenderia puseste para mim a mesa mais sortida bem na cara dos que me odeiam e me agridem pois perfumas meus cabelos e enches de vinho o meu copo. Sim, eu estou bem eu vou muito bem , eu sou como aquela ovelha cuidada pelo melhor de todos os pastores que mais eu vou querer? Meu pastor és tu, Senhor não reclamo desta vida. Cuidas muito bem de mim. Amém!
Podemos também fazer a  Oração de Paulo VI pelas vocações:
Jesus, Mestre divino, que chamastes os Apóstolos a vos seguirem,continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos,como diáconos, padres e bispos, como religiosos e religiosas,para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade.
Amém.
4.Contemplação (Vida e Missão) Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso  novo olhar revela a nossa identidade de filho/a de Deus.
Inspira-se no pensamento de Nolan, no livro "Jesus Hoje". Diz ele: "Confiar em Deus, como Jesus confiava, não significa viver agarrados a Deus. Significa libertar-nos de tudo, a fim de entregarmos nossas vidas a Deus (...) Não precisamos agarrar-nos a ele, porque seremos agarrados por ele... como uma criança nos braços dos seus pais".(p. 194)
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário